Página Inicial > Artesanato > Como Fazer Patchwork Desestruturado?

Como Fazer Patchwork Desestruturado?

O artesanato faz parte das atividades realizadas pelo homem. Gostosa de fazer, trata-se mais do que uma atividade: artesanato é arte, é criação. Há uma infinidade de técnicas que podem ser misturadas umas as outras, que vão gerar peças dos mais diferentes estilos. Algumas técnicas, são mais novas; outras, já são mais antigas. No entanto, nenhuma delas têm uma melhor ou maior importância dentro do artesanato.

Uma das técnicas mais apreciadas no mundo d artesanato e que forma artesãos profissionais é o patchwork. Patchwork é uma técnica na qual retalhos de tecidos diferentessão unidos formando-se composições diversas para a produção e aplicação em colchas, panos de copa, almofadas, tapetes e em vários objetos. Além de lindo, é um trabalho muito valorizado que está presente em roupas de cama para todas as idades e em acessórios decorativos.

O patchwork é um trabalho artesanal que envolvea sobreposição de três camadas: o tampo – que são os retalhos costurados uns aos outros;o enchimento – que é o material usado para dar volume ao trabalho de patchwork;o forro – tecido usado para dar um melhor acabamento. Tais camadas são unidas pelo que chamamos de pespontos ou quilt. O quilt é quase uma arte à parte dentro do patchwork porque ele pode ser feito de diferentes maneiras, em formato de flor, arabesco, círculo, coração.

Um patchwork desestruturado é justamente a ausência do acabamento em quiltaria. Além disso, ele é feito com tecidos cujos motivos e desenhos são todos aleatórios. Não há aqui uma combinação perfeita, mais trabalhada como costuma ser feitopatchwork.

Para fazer este lindo projeto artesanal – patchwork desestruturado – serão necessários os seguintes materiais: quadrados de tecido de 20 x 20 cm, tecido para o fundo, tira de tecido para dar acabamento, manta 100 % poliéster, alfinetes, estilete para tecido, base de corte, máquina de costura, ferro de passar roupa.

É importante que antes de dar início ao seu projeto, todos os materiais sejam organizados com antecedência. Isto porque não é viável sair buscando materiais durante a execução do trabalho, em particular para os artesãos que vivem de suas produções. Vale lembrar que uma das maneiras de fazer o cálculo do valor da peça é o tempo de execução dela.

O patchwork desestruturado pode ser feito seguindo a mesma orientação que um trabalho de patch comum seguiria. A única diferença é que neste tipo não há uma regra específica a ser seguida.  Bom trabalho!

Compartilhe:

Deixe seu comentário!