Página Inicial > Pets > Cachorros > Como Fazer Para Deixar os Cães Sozinhos em Casa?

Como Fazer Para Deixar os Cães Sozinhos em Casa?

Sair para o trabalho pela manhã e voltar somente à noite e ter de deixar o pet sozinho? É um dilema enfrentado por muitos donos de cães, que deixam seus queridos amigos fechados em casas ou apartamentos. Algumas raças caninas até se adaptam bem a este ritmo, entretanto, outras fazem escândalos durante todo o período de ausência do dono. Considerando o contexto, o que fazer para deixar  cão sozinho em casa?

Cães filhotes são sempre os que preocupam mais, uma vez que é bem provável voltar para a casa e encontra móveis roídos, portas arranhadas, latas de lixo caídas ou outros objetos espalhados pelo chão da casa. Sem contar toda a sujeirinha deles, que na situação de estarem sós,  eles não fazem a menor questão e acertar o local de fazer as necessidades. Fazem xixi em tudo mesmo. Há algumas dicas que evitam o estresse dos cães em situações como esta. Mas, vale lembrar que as dicas não servem para aqueles que irão viajar e deixar seus cães dois ou três dias longe.

Para quem não sabe a principal razão pela qual os cães praticamente destroem a casa a ausência dos donos é a ansiedade causada pela separação de seus donos. Isto ocorre com aqueles cachorros que são muito apegados ao dono, que os seguem para onde quer que ele vá e que às vezes são tratados como “bebês mimados”. Os donos que costumam fazer tudo o que o seu cachorro da maneira deles pedem, contrariam-nos quando saem de casa. Dessa maneira eles ficam muito chateados e podem ficar latindo muito, destruir a casa, urinar fora do lugar e até mesmo se automutilar. Esses cães costumam ficar até mesmo deprimidos com a ausência de seus donos.

A dica geral para que este tipo de comportamento não se repita outras vezes, ou que não tenha continuidade é não falar com voz muito carinhosa com o cão ao sair. Eles processam as informações de maneira diferente – ou seja – a voz carinhosa é indicação de carinho, atenção e de presença, não o contrário.

Portanto, ao sair de casa, pela manhã, fale firme com o cão, mandando-o ao seu lugar de descanso. Indique que ele deverá ficar ali, esperando comportadamente e não destruindo a casa. Também não valorize o momento de saída ou de chegada, aja normalmente. Assim, ele não nota qualquer diferença. Os cães não conhecem o tempo, apenas sabem que o dono partiu, então, se ficar 5 minutos fora ele sentirá o mesmo se o dono ficar o dia inteiro ausente.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!