Página Inicial > Artesanato > Como Fazer Maletas de Cartonagem

Como Fazer Maletas de Cartonagem

A técnica da cartonagem é uma das mais apreciadas pelos artesãos e “arteiros” no universo do artesanato. A matéria – prima utilizada na produção de trabalhos artesanais feitos em cartonagem é, principalmenteo papelão. Com a técnica da cartonagem é possível fazer uma grande diversidade de peças utilitárias, além de decorativas. O resultado deste tipo de trabalho artesanal é incrível. Também vale lembrar que trabalhos feitos em cartonagem estão entre os mais procurados por quem consome produtos artesanais.

A dica de hoje é como fazer uma maleta de cartonagem. Trata-se de uma peça super útil, que pode ser feita para presentear alguém especial, deixar como um objeto decorativo, ou ainda ser usado para transportar objetos que não acumulem muito peso.

Para fazer este lindo trabalho artesanal – maleta feita em cartonagem – serão necessários os seguintes materiais: 1ª. etapa – papelão 2 mm, cola de contato à base de água, cola branca, base de corte (opcional), régua, estilete, base arredondada para fazer o contorno, fita crepe.

Já para a 2ª. etapa serão necessários os seguintes materiais para acabamento e forração: uma folha de jornal, espátula, tesoura, rolinhos de espuma e/ou pincel macio, lenço umedecido, bandeja com cola branca, ferro de passar, tecido, papel duplex para acabamento, ferragens (fechamento e alça), furão (furador pontiagudo).

Todos os materiais podem ser encontrados em lojas especializadas na comercialização de materiais para artesanato e em bons armarinhos.

Depois de organizar o material necessário, siga ao passo a passo.

O primeiro passo é o corte do papelão. Vale lembrar que toda a maleta é feita de recortes. Todos os pedações serão colados com cola de contato à base de água. Espere que dê o ponto de mordência,caso contrário ela não irá colar. Passe a cola apenas nas bordas. Passe também nas outras partes que comporão a caixa, apenas na parte inferior; faça isto também no contorno da tampa. Aguarde alguns segundos, e já é possível trabalhar com a caixa, previamente pronta para a montagem.

Crie contornos redondos para a tampa, caso contrário, esta parte poderá quebrar. Use uma base de MDF de 3 mm para que a parte da base fique bem firme. Caso você não tenha esta peça para a montagem, use qualquer outra peça que possa dar o contorno arredondado.

Passe para a forragem. Os pedaços de tecidos já devem estar previamente cortados. Passe cola branca no papelão, espere dar ponto de mordência e aplique o tecido, com ajuda da espátula. Faça o procedimento em todos os pedaços da maleta. Vá fazendo o acabamento das sobras com ajuda de ferro de passar.

Para finalizar, centralize o fecho das alças. Pregue-os. Está pronta a sua maleta.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!