Página Inicial > Artesanato > Como Fazer Luminárias a Partir de Material Reciclável

Como Fazer Luminárias a Partir de Material Reciclável

Alguns artesãos se dedicam, exclusivamente, a trabalhos que implementam novas técnicas de reutilização de materiais, bem como a aplicação de técnica em peças que sejam ao mesmo tempo, bonitas e funcionais. O princípio usado pelos artesãos é de que a criação deverá agregar valor e funcionalidade aos ambientes. É o caso de lustres e luminárias que podem ser feitas a partir de galão de água e colheres descartáveis de plástico – aquelas famosas colherinhas que usamos para degustação de guloseimas nos mais distintos eventos.

Sabemos que as luminárias são artigos de decoração cujo custo é bem alto. Não é possível encontrar no mercado uma luminária que custe menos de R$100,00. Ao contrário. Quanto mais o modelo da luminária estiver na moda, mais será o custo a ser cobrado por ela. E quem estiver procurando redecorar a casa, e trocar as luminárias terá duas opções – ou investir uma pequena fortuna na troca, ou aprender a fazer luminárias de maneira artesanal. Há diversas ideias que podem ser fáceis de serem feitas, assim como apresentam um custo baixo. E o resultado pode ser surpreendente.

Uma ideia é fazer luminárias com colheres descartáveis. Mas é possível fazê-las com diversos outros materiais, até mesmo com palitos de sorvete, papel vegetal e palitos de sorvete, e até mesmo tecido. Basta usar a criatividade.

Para fazer um lustre de material reciclável serão necessários que alguns materiais estejam à mão.

Organize um galão de água, vazio e limpo, o quanto baste de colheres descartáveis de plástico, usadas, pistola para cola quente, várias hastes de cola quente, um bom estilete, um bom alicate destinado a trabalhos artesanais, lâmpada, bocal para a lâmpada, fio elétrico – sempre pensando na  medida que melhor atender ao local onde será colocado o lustre.

O passo a passo é relativamente fácil, mas é um processo um pouco lento se considerado outros trabalhos manuais. Em primeiro lugar, com o auxílio do estilete deve-se retirar o fundo do galão.  Com cuidado para mão fazer cortes nas mãos. Em seguida, lave todas as colheres e seque-as. Corte todos os cabos das colheres com a ajuda do alicate. Na sequência, cole uma por uma no galão, utilizando a cola quente. O processo termina após todo o espaço estar preenchido. Faça um círculo com colheres para finalizar o bocal, por onde passará o fio elétrico.

Para finalizar a sua luminária, monte a parte elétrica e faça a instalação.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!