Página Inicial > Artesanato > Como Fazer Fuxico Artesanal

Como Fazer Fuxico Artesanal

Para quem gosta de práticas artesanais, uma boa pedida é trabalhar com a técnica do fuxico. O fuxico, embora poucas pessoas saibam é uma técnica que já possui mais de 150 anos de existência. Segundo pesquisadores, ela se originou no nordeste do Brasil, no seio da fabricação de colchas e outras peças feitas de retalhos. As mulheres se reuniam para tecer peças feitas com sobras de chita, um tipo de tecido muito estampado e conhecido por ser de baixo custo.

Na necessidade de fazer um melhor aproveitamento das sobras de chita, enquanto conversavam, cosiam pecinhas franzidas que, posteriormente, eram costuradas umas as outras para formarem peças maiores. Surgiu, então, o fuxico – já que entre uma conversa e outra, elas também criavam lindas peças para cama, mesa e vestuário.

Para fazer o fuxico, bastam retalhos, linha, um molde redondo, agulha, tesoura e criatividade para decorar toalhas, almofadas, roupas, bolsas e o que mais a imaginação permitir. Depois de organizar o material necessário para fazer o fuxico, basta seguir o passo a passo para fazer a peça conhecida como básica – a flor de fuxico fechada.

Primeiro, corte um molde em papelão que seja o dobro do tamanho desejado para a flor. Exemplo, se a ideia é fazer uma flor com 5cm de diâmetro, corte o círculo no papelão com 10cm de diâmetro. Em seguida, usando os moldes circulares, corte os círculos no tecido.

Em seguida, dobre uma pequena borda do círculo e vá alinhavando como mostrado na figura acima. Depois de alinhavado, puxe a linha até que as bordas se unam no centro. Agora é só dar um nó para prender e o fuxico está pronto.Ainda é possível alinhavar os pontos bem próximos, daí o fuxico fica com o centro mais aberto como na foto acima. Já se foram alinhavados os pontos mais distantes, o fuxico fica mais fechado.

Outro modelo bastante utilizado no fuxico é a flor de pétalas cheias. Para fazê-la, serão necessários 2 moldes redondos. Um medindo cerca de 10cm de diâmetro, para as pétalas da flor e outro medindo 7,5cm para o miolo. Então, faça o fuxico e antes de fechá-lo, encha-o de enchimento, de modo que fique bem cheinho. Feche com alguns pontos para que não solte ou afrouxe.

Em seguida, una os cinco fuxicos, devidamente recheados e costurados com linha, use 2 fios para ficar bem firme.Finalize a costura puxando-os bem apertado. Cole um pano no centro ou um botão.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!