Página Inicial > Receitas e Mesa > Como Fazer Escondidinho de Carne Seca

Como Fazer Escondidinho de Carne Seca

Prato oriundo da culinária nordestina – o escondidinho de carne seca – é uma boa pedida para servir em qualquer ocasião, e mesmo no dia a dia. Para quem acha que é difícil de fazer essa delícia de receita, caiu em grande engano. O maior trabalho é o dessalgue da carne que deverá ser feito um pouco antes da realização do prato.

Selecionamos aqui para você a receita bem tradicional, na qual se usa a mandioca para fazer o purê. Veja como é fácil e rápido de fazer. O custo também é relativamente baixo. Rende até 8 porções.

Para fazer esta delícia de receita típica – escondidinho de carne seca – serão necessários os seguintes ingredientes: 1 ½ kg de mandioca, 450 g de carne seca dessalgada cozida e desfiada, 600 ml de leite, noz moscada ralada a gosto, 400 g de cebola roxa picada, 5 dentes de alho picado, 1 maço de cheiro verde salsa e cebolinha, 600 g de requeijão, 450 g de creme de leite fresco, 450 g de queijo de coalho ralado,200 ml de leite coco, 150 g de manteiga, sal a gosto.

Depois de organizar os ingredientes, basta seguir o modo de preparo.

Em uma panela, em fogo médio, com bastante água, cozinhe a mandioca até ficar bem macia- isto acontece em aproximadamente 25 minutos. Em seguida,escorra e retire a fibra do centro (o fiapo). Reserve.

Na sequência, com ajuda de um processador, processe a mandioca juntamente com leite de coco, o leite, o creme de leite fresco e tempere com noz moscada ralada e sal a gosto. Cuidado com o sal. Sempre vale lembrar que a carne seca, mesmo quando bem dessalgada, contém ainda um pouco da substância. Caso o processador seja pequeno, e tenha a necessidade de processar a mistura em duas partes, separe também os ingredientes em duas partes.

Em uma panela em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho picado por aproximadamente 8 minutos, sempre mexendo para não queimar o alho. Doure por 2 ou 3 minutos e junte a carne seca e o cheiro verde, misture muito bem. Reserve.

Também é conveniente lembrar que a carne seca já deverá estar dessalgada e desfiada. O dessalgue é feito um dia antes, com várias trocas de água.

Feito isso, em um refratário untado, faça uma camada do purê de mandioca, seguido do refogado de carne seca, cubra com requeijão e faça a última camada de purê de mandioca, polvilhe queijo coalho ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 a 20 minutos.

Sirva quente acompanhado de arroz branco.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!