Página Inicial > Receitas e Mesa > Como Fazer Carne de Panela Caipira

Como Fazer Carne de Panela Caipira

Um dos pratos mais tradicionais servidos no Brasil – e também no mundo – são as carnes de panelas feitas com diferentes tipos de legumes e até mesmo verduras. O tradicional prato “carne de panela” pode ser conhecido com diferentes nomes. Na região sul do país, por exemplo, a carne cozida na panela com mandioca costuma ser conhecida como “barreada”, ou “vaca atolada”. Barreada, por ser feita em panela de barro; vaca atolada, por ser um cozido com carnevermelha.

Não importa o nome que o prato receba, nem mesmo as suas variações. Trata-se de uma receita que é relativamente fácil de fazer, assim como é apreciada em todas as mesas brasileiras. Além disso, é um prato de baixo custo, e relativamente rápido. Aqui separamos uma versão bem saborosa e que leva até mesmo milho em sua composição.

Para fazer esta delícia de receita – como fazer carne de panela caipira – serão necessários os seguintes ingredientes: 1 kg de carne de sua preferência cortada em cubos, sal, pimenta do reino, alho, cheiro verde, vinagre de maçã e 1 colher de tempero caseiro para marinar a carne – vale aqui lembrar que ela será marinada durante 24 horas e estes temperos são especificamente para a marinada;  colheres de sopa  de óleo vegetal; 1 cebola picada, 2 dentes de alho amassados, 1 raiz grande de mandioca cortada em cubos, 5 batatas cortadas em 4,2 espigas de milho cortadas em rodelas, 500 ml de caldo de carne, salsinha, sal e pimenta se necessário.

Depois de organizar os ingredientes, basta seguir o modo de preparo.

Em uma panela de pressão, coloque o óleo e aqueça, doure a carne. Junte a cebola e o alho e vá pingando o liquido da marinada enquanto isso. Quando estiver tudo bem refogado, junte o caldo de carne, a mandioca e a espiga de milho, acrescente água se achar necessário, feche a panela e deixe por 40 minutos na pressão. Retire a pressão, abra a panela mexa bem, junte as batatas e o restante dos ingredientes, misture bem e acerte os temperos acrescente mais água se for necessário, tampe a panela novamente e deixe por 10 minutos. Abra a panela e se for preciso deixe em fogo baixo para secar um pouco da água

Sirva com arroz branco e salada verde com diferentes tipos de folhas.

Quem quiser também pode acrescentar alguns pedaços de abóbora moranga e também cenoura.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!