Página Inicial > Artesanato > Como Fazer Capa de Caderno Usando Calça Jeans Velha

Como Fazer Capa de Caderno Usando Calça Jeans Velha

 

Para fazer este lindo passo a passo – como fazer capa de caderno usando calça jeans velha – serão necessários os seguintes materiais: 1 caderno universitário, 1 calça jeans, 1 bolso de brim delavê, tesoura para tecido, estilete ou bisturi, giz de costura, cola tipo silicone glitter, prendedores de roupa, acessórios como botões, chaveirinhos, adesivos para tecido e outros detalhes que queira incorporar à peça, elástico colorido – caso queira.

Em geral, todos estes materiais – com exceção da calça jeans – podem ser encontrados em boas papelarias. Se preferir, visite uma loja de revenda de produtos especiais para artesanato.

Feita a organização dos materiais, basta seguir para o passo a passo.

Primeiro, coloque o caderno sobre uma perna da calça, mais ou menos perto do gancho, de modo que a lombada ou espiral fique sobre uma das costuras.Risque em torno com o giz.Recorte a parte da perna que foi riscada do resto da calça, deixando sobras perto das áreas riscadas. Abra a costura, lembrando que os dois pedaços servirão para a frente e a parte de trás da capa do caderno. Lembre-se de remover o cós da calça.

Em seguida, vire o cós para baixo e coloque-o entre as duas partes da capa: ele será a lombada.Prenda-o com alfinetes e costure à máquina, mas deixe as duas extremidades do cós soltas.Vire do lado avesso as bordas da capa e costure com ziguezague.Coloque a capa sobre o caderno e enfie as duas pontas do cós-lombada dentro da espiral.As partes soltas da capa, dos lados da lombada, não receberam ziguezague: passe cola de silicone no lado de dentro e dobre.

Feito isso, passe cola de silicone no lado de dentro da capa do caderno na capa de papelão e espere uns dois minutos para dissipar o álcool. Em seguida, pressione as “sobras” de jeans sobre a cola, ao mesmo tempo em que estica o tecido o máximo possível, e prenda com prendedores de roupa até secar. Lembre-se de iniciar o trabalho pela horizontal e depois faça o mesmo processo na horizontal.

Depois, repita o processo na parte de trás do caderno.

Descosture o bolso que você separou para fazer a aplicação dele na capa do caderno. Cole-o na capa do caderno. Evite fazer costura, pois é possível que enrugue a capa. Enfeite a capa de acordo com o seu projeto inicial. Coloque o elástico para fechar o caderno.

Trabalho finalizado.

 

Compartilhe: