Página Inicial > Pets > Cachorros > Como Evitar Roubo de Cães

Como Evitar Roubo de Cães

Uma nova modalidade de roubos tem feito os donos de cachorros de raça evitarem os passeios típicos com seu bichinhos. Os roubos são motivados pelo grande valor de mercado que algumas raças chegam a atingir. Outra “vantagem” nessa nova modalidade está diretamente relacionada com a facilidade em se roubar cães o que torna esse crime algo muito procurado pelos ladrões, visto que na grande maioria das vezes, o crime ocorre com vítimas mais idosas e que não conseguem se defender.

As raças mais visadas pelos ladrões normalmente são as raças de porte pequeno e médio, que tenham alto valor de mercado e que sejam reconhecidamente de temperamento bem tranquilo.  Desta forma, fica fácil para eles conseguirem revender o animal, mesmo por um preço mais em conta que seria o de mercado. O grande problema desse tipo de roubo é que há pessoas que compram os animais sem a garantia de procedência, logo se há o crime é porque há o mercado. Por isso, é sempre importante saber a procedência do animal e fazer a compra em locais que garantam o pedigree – embora para muitos possa parecer um luxo, o pedigree atesta que o animal não foi roubado.

Outra manifestação desse tipo de crime é o sequestro relâmpago de cães, que também tem ganhado força. Então, todos os cuidados ao sair com os animais são poucos.

Algumas medidas podem ser tomadas na tentativa de evitar que o animal seja roubado e nunca mais retorne ao seu dono de origem,  que é ruim para ambos.

Animais devem sempre andar om coleiras de identificação. Mas não basta ter apenas o nome do animal, é preciso que tenha o telefone e nome do responsável. Plaquinhas ajudam a encontrar o dono do animal, embora não seja totalmente eficiente.

Outra medida que pode ser tomada e costuma ser muito boa, já que é mais difícil de ser driblada pelos ladrões é a colocação de ship de identificação no animal, bem como uma tatuagem nele. Apesar de o microchip não ser visto por quem rouba ou compra o cachorro, ele serve para uma identificação nos casos de donos que estejam à procura de seus cachorros. Essa é uma forma de provar que aquele animal é desta ou daquela pessoa. Mas, é claro que se o cão ama o dono, ele vai provar isso para qualquer um e ninguém terá dúvidas disso.

Cães com pedigree normalmente têm tatuagem na orelha com um número e ou código de identificação. Portanto, guarde sempre muito bem os documentos de identificação do seu animalzinho.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!