Página Inicial > Mulher > Gestante e Bebê > Como Evitar Estrias na Gravidez

Como Evitar Estrias na Gravidez

Sem dúvida as estrias são um problema muito comum e frequente entre as mulheres, porém infelizmente no período da gestação elas podem aparecer com maior intensidade.

As estrias surgem devido ao estiramento excessivo da pele, com isso as fibras de colágeno e elastina se quebram provocando aquelas linhas vermelhas em nossa pele. Elas são consideradas um processo inflamatório que com o passar do tempo vai regredindo até que as linhas se fiquem brancas, mais largas e com aparência enrugada.

Infelizmente as estrias são difíceis de serem cuidadas e os resultados nunca são satisfatórios.

Durante a gestação o aparecimento das estrias aumenta consideravelmente, pois com o ganho de peso gradativo faz com que a pele do corpo se estique provocando as lesões nas fibras. As partes do corpo mais atingidas durante a gravidez são: o abdome, os seios, a parte interna das coxas, as costas e os glúteos.

 

estrias gravidez

 

Os dermatologistas acreditam que durante a gestação as estrias surgem devido ao aumento de peso brusco que faz com que a pele se estique demasiadamente e também pelas alterações hormonais do estrógeno e progesterona que também provocam lesões nas fibras.

A melhor maneira de evitar o aparecimento de estrias é realmente a prevenção através da hidratação correta da pele. Cremes hidratantes densos e óleos são os mais indicados para pele, dê preferência para aqueles a base de semente de uva, ureia, colágeno e elastina. Vale ressaltar que pessoas alérgicas devem consultar o dermatologista antes de utilizar qualquer produto.

Outra dica importante que ajuda muito a controlar o surgimento das estrias é fazer o controle do peso desde o inicio da gestação para evitar o rompimento das fibras, procure manter uma alimentação equilibrada.

Os tratamentos para estrias infelizmente não são tão eficazes como a maioria das mulheres deseja. É considerado um problema de difícil solução, mas com persistência e cuidados adequados podem ser amenizadas.

As estrias da fase inicial, ou seja, aquelas vermelhas são as mais fáceis de serem tratadas, já as esbranquiçadas conseguem ser apenas melhoradas.

Tratamentos a laser CO2 fracionado são os mais buscados para tratar os casos de estrias provenientes da gestação, ele atinge até 70% de melhora.

Apenas um dermatologista pode indicar qual o melhor tratamento para o seu caso, afinal cada tipo de pele requer cuidados especiais. Consulte-se antes.

 

Compartilhe: