Página Inicial > Receitas e Mesa > Bolos > Como Evitar que o Bolo de Chocolate Esfarele

Como Evitar que o Bolo de Chocolate Esfarele

Fazer bolos é uma arte. Esta arte está englobada dentro das técnicas da confeitaria. E há quem dica que não é preciso saber muito para fazer um bolo daqueles de provocar uma série de elogios. Pois, engana-se quem pensa assim. A arte da execução de bolos requer, além de muito gosto, também muita técnica, prática e conhecimento. Segundo os grandes confeiteiros, precisão, perseverança e muita, mas muita paciência mesmo são características requeridas para quem deseja, de fato, enveredar-se nesta arte.

Por exemplo. Muitas pessoas se perguntam por que o bolo solou, quebrou, não cresceu o suficiente nem mesmo ficou com aquela aparência da foto da receita consultada. A questão vai muito além de seguir este ou aquele site de um culinarista renomado. Requer mesmo empenho e conhecer os chamados “pulos do gato”. Um bolo pode ficar maravilhoso, se não somente a receita for seguida, mas se todos os detalhes forem percebidos antes mesmo dele ser preparado.

Um bolo simples, feito tanto à mão quanto na batedeira, precisa dos ingredientes certos. Este é o primeiro detalhe que deve ser observado. Ao fazer um bolo, é muito importante que se tenha a quantidade correta para fazê-lo, e que a massa seja colocada na forma de tamanho certa para a quantidade de massa. Caso haja mais massa do que forma, é dado certo que ela irá transbordar dentro forno, ao passo que ocorre a cocção.

Bolos não devem esfriar dentro do forno. Cocção é perda de água, e se o bolo ficar lá dentro para esfriar, a tendência é que ele resseque. Não haverá, pois, um bolo fofinho nem com a umidade desejada.

Bolos de chocolate são os que mais costumam apresentar mais problemas, em particular para aqueles que não estão familiarizados com a arte de “bolerar”. As boleiras amadoras precisam preparar os bolos de chocolate seguindo as receitas à risca. Assim que estiver assado, o bolo deverá sair de dentro do forno para esfriar. O desenforme nunca pode ocorrer na sequência. Os bolos de chocolate esfarelam mesmo, pela quantidade a mais de farináceo que eles contêm. São recomendadas ao menos três horas para que seja retirado da forma. Caso queira antecipar – ou precise – deixe o bolo na geladeira por no mínimo uma hora. Daí é possível que ele não se esfarele todo ao ser retirado da forma.

Para fatiar o bolo, para decorá-lo em camadas o procedimento deverá ser o mesmo.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!