Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Construção e Reforma > Como Escolher as mais Lindas Portas e Janelas para sua Casa

Como Escolher as mais Lindas Portas e Janelas para sua Casa

Selecionar as portas e as janelas é quase sempre um motivo de dúvida. No momento de construir ou de reformar a sua casa, as ideias e as perguntas começam a andar juntas, e aí fica difícil definir o que fazer. Além de você querer combinar decoração com as portas e as janelas, você não pode se esquecer de se adequar ao projeto arquitetônico. Outra dica infalível é que não basta que as portas sejam apenas bonitas, elas devem ser também práticas e funcionais. O primeiro passo pra decisão é conhecer de perto as características do lugar do imóvel. Só desta maneira, você poderá prever se há a necessidade de algum isolamento acústico ou térmico, além das proteções contra os ventos e os insetos (em casos de chácaras, sítios ou fazendas), por exemplo.

A partir daí, o próximo passo é escolher o material dessas portas e janelas. Conforme pesquisas, as portas e as janelas feitas em madeira ou aço são as preferidas pelo brasileiro. Em segundo lugar ficam as de alumínio e PVC.

A porta principal, ou seja, a de entrada da casa, será o cartão de visitas. Por esse motivo, capriche na hora da escolha. Normalmente, as mais comuns são as opções de madeira, sem muito detalhe e que abrem pra dentro. Se tiver dúvidas, escolha os modelos mais tradicionais com detalhes simplificados que não perderão seu charme com o tempo, mantendo um estilo mais neutro e casual. Já quem faz questão de boa iluminação natural no ambiente, deve apostar nas portas de vidro.

Seguindo a linha, você deve saber que as janelas normalmente seguem o estilo da porta principal. Caso a porta for em madeira é possível usar outros materiais nas janelas, graças a versatilidade do material. Atualmente, é possível adquirir modelos já prontos de portas e janelas. Mas pra quem quer algo único, pode também encomendar sob medida.

Entre as vantagens e desvantagens de cada tipo de material, o ferro e aço são muito resistentes, porém precisam de manutenção constantemente pra evitar as ferrugens. Também necessitam isolamento elétrico e um bom investimento em pinturas de tempos em tempos.

As de madeira são ótimas pra espaços que pedem maior isolamento térmico. Também precisam de manutenção constante, evitando as ações do tempo, como a umidade, os raios solares e até mesmo os cupins. Já as de alumínio são de fácil manutenção e total resistência ao tempo. Não oxidam, são leves, econômicas e muito fáceis de projetar e executar. A única desvantagem é que a opção não é recomendada para todos os tipos de ambientes. Enquanto isso, a opção de PVC é considerada durável, de fácil manutenção e com ótimo isolamento acústico. Além das facilidades, ela tem algumas particularidades que podem leva-la ao desbotamento, por isso não são aconselháveis em áreas de condições climáticas intensas, ou seja, com muita chuva, sol ou vento.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!