Página Inicial > Pets > Cachorros > Como Escolher Filhotes de Raça

Como Escolher Filhotes de Raça

Quem que ter um cãozinho de raça em casa deve ter alguns cuidados na hora de fazer a escolha e considerar bem o espaço existente para ele, bem como o tempo disponível para cuidar do bichinho, isto porque algumas raças caninas demandam mais cuidados do que outras.  Então vão aqui algumas dicas de como proceder para a escolha de um filhote.

O primeiro passo é definir a raça que deseja levar para a casa. É claro que nem todo exemplar da raça vai seguir exatamente o comportamento esperado, já que os filhotes podem apresentar desvios de padrão ou comportamento. Labradores podem ser bem tranquilos, mas há casos em que se tornam bastante agressivos, assim como há diversos pit bulls que são muito mansos. Além da genética passada dos pais para os filhotes, o ambiente também influencia o comportamento do animal até a sua fase adulta. Cães que são criados desde cedo com muito amor e são apresentados a outros animais e crianças, tornam-se animais adultos muito sociáveis.

Outra questão é a escolha por raças que tenham pelagem longa ou curta. Todos eles são extremamente fofinhos quando filhotes. Mas, os que possuem pelagem longa, precisam ser escovados diariamente para evitar que os pelos embolem e que haja acúmulo de sujeiras e pelos que são trocados no dia a dia e, em determinadas épocas. Outra questão é quanto ao sexo do animal.  Machos delimitam muito mais o território do que as fêmeas, se o cãozinho vai ficar dentro de casa, a escolha  por um ou outro deverá ser em assertiva. Também é importante nessa etapa definir se ele será um animal de companhia ou um cão de guarda.

Cães podem ter ou não pedigree. Existem alguns criadores de raças específicas que são bastante confiáveis, os mais indicados são os associados ao Kennel Clube da sua região. Apenas os criadores credenciados pelo Kennel Clube tem autorização para vender cachorros com pedigree. É sempre bom conhecer e ir visitar mais de um criador para ver qual deles têm os melhores animais antes de adquirir o seu filhote.

Procure saber as origens de cada cãozinho, note  se eles têm as características que desejáveis. Ainda é importante ficar atento em relação ao preço, pois se s filhotes oferecidos por um criador estiverem sendo comercializados abaixo da média, é provável que ele esteja vendendo filhotes com algum problema, ou de pais ruins.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!