Página Inicial > Pets > Cachorros > Como Ensinar os Filhotes a Fazerem as Necessidades no Lugar Certo

Como Ensinar os Filhotes a Fazerem as Necessidades no Lugar Certo

Muitos novatos na adoção e criação de cães não sabem como ensinar o seu animalzinho a fazer as necessidades deles no local para esta finalidade reservada. O primeiro passo para trabalhar com filhotes e começar a fazer os primeiros ensinamentos deles, é ter em mente que eles não sabem o que é certo ou errado para os humanos. Por isso, é muito importante ter bastante paciência, principalmente nos primeiros dias.

É via de regra – cães não gostam de urinar nem defecar em locais muito próximos do local onde dormem ou comem. Então, se faz necessário separar os ambientes, com uma distancia significativa. Também é importante dar prioridade para locais de fácil limpeza, tanto para o local onde ele irá comer como o luar que será estabelecido como o ponto da “sujeira”.

Forre o local com jornais ou mesmo com os chamados tapetes higiênicos, os quais são vendidos em pet shops, e que possuem maior poder de absorção e, com isso, os filhotes acabam voltando mais vezes para o local. Reserve uma área de aproximadamente 2 metros quadrados para isso. Trata-se de uma área grande, mas que será diminuída aos poucos, de acordo com a criação de hábito do animal.

Procure deixar o animal próximo ao local reservado para as necessidades dele, em particular se ele tiver acabado de beber água ou fazer a refeição. Ele poderá demorar entre 10 a 20 minutos antes de fazer as necessidades dele. Para não ter de ficar observando este tempo todo, uma dica é deixar uma folha de jornal ou um tapete higiênico sujo com um pouco xixi no local onde ele deve fazer,  isto ajuda o filhote a lembrar-se do lugar certo.

É importante ainda fazer a delimitação dos espaços que ele antes de sentir vontade de fazer xixi, por exemplo. Se o filhote puder ficar espalhado pela casa inteira, brincando, certamente ele irá errar o alvo.

Assim como as crianças que estão em fase de aprendizagem, os cães também precisam de estímulos, recompensas e carinho. Quando ele acertar o local de fazer a sujeira, demonstre carinho, parabenize-o, pois ele entenderá que procedeu da maneira correta e, assim que tiver vontade outra vez irá ao mesmo local. E o dono precisa repetir todo o processo de estimulação.

Também não limpe a sujeira que escapou do local certo na frente dele, os animais entendem isso como uma ato de atenção, o que fará com que eles repitam o xixi fora do local.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!