Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Plantas > Como Decorar Muros com Plantas?

Como Decorar Muros com Plantas?

Plantas e árvores – Decore seus muros com diferentes tipos de plantas.

Quem está em processo de organizar o próprio jardim, precisa atentar-se a algumas dicas, em particular para quem dispõe de muros de divisa de alvenaria em seu jardim. Não é possível fazer o plantio de qualquer árvore, arbusto ou herbácea. O ideal é sempre pensar na transformação de um elemento sem qualquer atrativo, o caso dos muros, em um elemento que traga beleza e harmonia para o espaço.

O ideal é sempre fazer um planejamento correto do que se deseja plantar. Muros de divisa em alvenaria costumam ser muito monótonos. A escolha de uma vegetação adequada pode escondê-los e tornar o ambiente muito mais agradável ao olhar. Nesse caso, nenhum tipo de árvore – de grande porte, de médio porte ou pequena – fornecerá um resultado satisfatório. Sem contar que há um problema relacionado diretamente ao crescimento de árvores: as raízes que podem abalar a estrutura do muro de alvenaria.

Uma ornamentação realizada a partir de arbustos e herbáceas é a melhor saída para o conjunto que ficará bastante harmônico. O processo pode ser realizado de duas maneiras. A primeira é fazendo uma cortina vegetal, com um único tipo de planta. Já a segunda, é a mais aconselhável e procurada pelas pessoas é decorar o muro com diferentes espécies de plantas, com formatos, cores, texturas, folhagens distintos entre si. É também a opção que mais está em voga no quesito paisagismo.

Outro efeito bastante desejável é misturar algumas folhas coloridas entre as predominantemente verdes. Mas é importante salientar que se deve fazer a escolha das plantas certas, considerando alguns fatores como:

LUMINOSIDADE: plantas que são colocadas em canteiros – nos cantos – estão expostas a mesma luminosidade. Por isso, não se deve misturar plantas de sombra com outras que gostam muito de sol. E pior, expô-las no mesmo local. O sol irá inibir o crescimento das plantas, sem contar que irá queimar as folhas. é possível ainda que as folhagens fiquem espigadas e não floresçam.

ALTURA DAS PLANTAS: antes de fazer a compra e misturar as plantas, é importante pesquisar a altura que cada uma delas atinge quando adultas. Largura também é outra característica que deve ser levada em consideração. Procure harmonizar as plantas para que não fiquem em desacordo. Para cuidar delas, será muito mais fácil também, já que será possível fazer um controle regular.

ESPAÇAMENTO E SUBSTRATO: verifique qual será o diâmetro de cada planta na vida adulta. Algumas irão precisar de mais espaço do que outras e isso atrapalhará o desenvolvimento das que precisam de menos espaço, caso as necessidades não sejam proporcionais. Outro fato é o substrato. A cova para cada planta é feita para uma planta especifica, bem como a adubação. Verifique antes de fazer a compra.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!