Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Como Decorar Ambientes Pequenos

Como Decorar Ambientes Pequenos

Decorar um ambiente não é a tarefa mais fácil de ser realizada, ainda mais se o ambiente for pequeno. Quando este é o caso, a dica mais valiosa é a clássica: ambientes pequenos requerem um planejamento redobrado na hora de pensar a decoração. Este deve ser aliado à criatividade para poder criar cômodos que deem a sensação de que são mais amplos do que na verdade o são. Além disso, é importante que o local também fique agradável, otimizado e que permita uma circulação fácil dos morados e frequentadores do ambiente.

Algumas pessoas recorrem à ajuda de decoradores de interiores para que estes realizem a tarefa. Quem não está disposto a pagar pelo serviço, pode seguir algumas dicas de como conseguir esses efeitos nos ambientes.

A primeira regra para decorar um ambiente pequeno é que esta deverá favorecer a circulação das pessoas, em especial em determinados cômodos da casa. Isto deverá vale tanto para a decoração de um quarto quanto para a decoração de uma sala de estar. A decoração não pode causar congestionamentos com a circulação das pessoas. Sendo assim, nada de encher os ambientes de móveis. Lembre-se de que menos é sempre mais nos projetos de decoração de ambientes, e essa premissa, mais do que nunca está em alta. Procure optar por móveis suspensos e procure utilizar tintas com cores mais claras para dar a sensação de amplitude no local.

Integre os ambientes. Esta é uma forma de ajudar a “aumentar” os espaços internos. Elimine as paredes, quando for possível. Dessa maneira, ainda é possível ter cômodos muito mais arejados e também espaçosos. Vale aqui lembrar que uma parede “come” até 80 cm de espaço interno. As cozinhas americanas servem bem de exemplo. Em casas e / ou apartamento pequenos onde elas já foram implantadas, há um considerável aumento de espaço. Sem contar a sensação de liberdade agregada ao ambiente. Se possível, faça a ligação das cozinhas americanas com as salas de jantar. Prático, integrado, e otimizado.

Otimização deve ser a palavra chave ao pensar a decoração no quesito mobília. O espaço interno de uma casa depende, em grande parte, de como os móveis estão dispostos nela. Móveis muito grandes limitam os espaços e, por sua vez, a circulação das pessoas, causando congestionamentos. Também não são práticos e não são funcionais, ao contrário do que muitos pensam. Escolha móveis planejados.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!