Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Como Decorar Ambientes Integrados

Como Decorar Ambientes Integrados

Decorar ambientes internos é mesmo uma arte. Isto porque cada vez mais as pessoas se veem em apartamentos de 50 ou 60 metros, em alguns casos até menos do que isso e precisam “expandir”, “esticar” os ambientes, para que eles não fiquem truncados demais, muito menos assumindo a sensação de que vão sufocar os seus moradores a qualquer instante.

O primeiro passo para iniciar uma decoração assertiva dos ambientes é fazer a nivelação dos pisos. Ambientes integrados não devem ter pisos diferentes, pois ele tem de exprimir a sensação de que é uma continuidade. Em caso de piso de um tamanho em uma cozinha que está sendo integrada à sala de jantar, há a necessidade de trocar tudo, ou fazer a opção pela manutenção de um e a colocação no outro ambiente do mesmo tipo de revestimento.

O mesmo deve ser feito em relação às salas de estar que estão sendo integradas às varandas. É preciso que o piso seja o mesmo e, não somente por questões estéticas, mas também por segurança, que a varanda seja fechada com vidro. Lembrando que se for um prédio, o vidro deverá ser o padrão exigido pela administradora do condomínio.

Em seguida, trabalhe com a iluminação dos ambientes integrados.  Nada melhor do que jogo de luz, para dar claridade e amplitude aos locais. Troque cortinas escuras por outras de tecido mais claro, em especial em salas integradas aos escritórios. Nos quartos, integrados às varandas, faça o mesmo, mas mantenha uma cortina com forro que ajude a bloquear a luz. Há tecidos especiais para isso.

Aposte no verde. É sempre bom ter plantas em casa, e em locais estratégicos. Na varanda ou lavanderia – que em geral pode ser integrada à cozinha – faça uma pequena horta urbana, com plantas aromáticas, elas dão vida ao ambiente. Coloque-as presas à parede, assim terá mais espaço para circulação.

Nas salas de estar e tevê que forem integradas a outros ambientes, como escritórios e até mesmo quartos, opte por sofás que tenham profundidade menor, pois ocupam menos espaço e são agradáveis da mesma maneira.

Também não deixe de tomar cuidado com a colocação da tevê. Ela, que não falta em nenhuma casa, deve ser colocada em painéis nas paredes. Evite a colocação de estantes em ambientes integrados, pelo menos para a finalidade de alojar televisor. As estantes são ótimas, mas para separar, não integrar.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!