Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Plantas > Como Cultivar Flores de Açucena

Como Cultivar Flores de Açucena

Segundo conta a lenda, as açucenas são flores que representam “Tristeza e Angústia” pelo abandono da pessoa amada. Porém, seu nome que é derivado do latim, traz outro significado que está relacionado ao frescor, o brilho e às flores grandes e belas. Já segundo a mitologia grega, a açucena que também é conhecida como amarílis ou flor-da-imperatriz significa elegância, graça e altivez, estando diretamente relacionada ao Deus Grego Apolo, afamado por seu orgulho.

Há aproximadamente 50 espécies de açucenas, sendo a maior parte de origem da América do Sul, muitas delas nativas do Brasil. Esse exemplar de flor desperta muito interesse pro cultivo ornamental e é uma opção perfeita para quem quer um jardim todo colorido. Conta com flores cónicas, amplas, providas de muita beleza e de colorações que variam do branco para o rosa, laranja, salmão e vermelho. Existem ainda as opções multicor, raiadas e até mesmo manchadas. Há também variedades pequenas, de flores menores e de flores dobradas. A açucena também pode ser utilizada em interiores, como decoração, porém requer mais cuidados, como boa iluminação. Além da flor, sua folhagem também é muito ornamental, podendo alcançar até 40 cm de altura.

Suas características apontam uma planta herbácea, também bolbosa, e com uma vistosa floração. Pode florescer mais de uma vez ao ano. Mas, para esse objetivo, a planta deve repousar por um determinado período, sem rega ou adubação, ficando num lugar fresco e sem iluminação.

Esta espécie de planta foi sujeita a grandes hibridações, especialmente por cultivadores holandeses, responsáveis por todo o seu melhoramento genético.

A açucena pode ser cultivada em vasos, floreiras, canteiros e maciços. Ao adquirir os bolbos, deve-se plantá-los no fim do inverno. Se quiser guardar esses bolbos temporariamente antes de cultivá-los, você deverá armazená-los num local bastante fresco com uma temperatura de aproximadamente 9 Cº.

Para plantar em vasos, floreiras ou canteiros, deverá enterrar aproximadamente 2/3 do seu tamanho, deixando a parte de cima ou a ponta para fora do substrato, regando na sequência. A açucena ainda necessita de boa luminosidade e deve evitar o sol direto, por outro lado, ela também é muito sensível ao frio, e não suporta temperaturas abaixo de 5 ou 6 Cº. Os solos devem ser leves, frescos, arenosos, drenados e também ricos em matéria orgânica.

Compartilhe: