Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Jardim > Como Cultivar Flor de Lótus?

Como Cultivar Flor de Lótus?

A flor de lótus tem o nome científico em latim “nelumbo nucifera”, porém é conhecida popularmente como lótus, flor de lótus, nenúfar branco, lótus do Egito e até mesmo rosa do Nilo.

 

flor de lotus

 

A flor de lótus é originária da Ásia tropical e subtropical, a planta pertence à família das Nelumbonaceae. Esta espécie é considerada a flor nacional da Índia. Além disso, é vista como uma planta sagrada e é conhecida já há muito tempo como um símbolo da cultura Indiana. Com vários significados, ela representa pureza, serenidade, beleza, graça, riqueza, fertilidade, abundância e sabedoria.

 

flor de lotus cultivo

 

A flor de lótus trata-se de uma planta do tipo aquática. Suas folhas grandes e arredondadas com cores verdes azuladas fazem sombra para os peixes, reduzindo constantemente a manifestação das algas. O seu fruto é conhecido por ter um formato de cone invertido.

 

flor de lotus plantar

 

Em épocas do ano que são mais quentes como o verão, a planta produz flores grandes, com tonalidades que puxam mais pra uma coloração rosa intensa, que depois de amadurecer ganham uma cor muito mais pálida, porém ainda em tons de rosa. Os tubérculos que se constituem debaixo da planta, na época do inverno, serviam e ainda servem como alimento para algumas tribos Indígenas da América e também do Japão.

 

flor de lotus rosa

 

A flor de lótus necessita de um cultivo feito na horizontal, especialmente na época da primavera, precisando ainda de uma profundidade de aproximadamente 60 cm de água. O ideal é plantá-la em áreas alagadas. A espécie brota com muita facilidade e é comum ser vista em quase toda a Ásia. Ela também pode ser cultivada em vasos imersos, lagos, espelhos d’água, piscinas naturais ou até mesmo em tanques de jardim.

Por ser aquática, não necessita de regas, porém requer adubação uma vez ao ano. Gosta de receber sol pleno durante a maior parte do dia e é bastante sensível às geadas. Sua haste, que costuma ser bastante comprida, pode chegar a mais de 1 metro acima do nível da água.

Na Índia, a imagem dessa flor pode remeter à criação do universo. Gravuras indianas, geralmente com deuses costumam mostrar essa flor, assim como as representações de Ganesha, Lakshmi e Shiva.

Compartilhe: