Página Inicial > Veículos > Motos > Como Cuidar dos Pneus de sua Moto

Como Cuidar dos Pneus de sua Moto

Qualquer dono de uma moto vai querer mantê-la com boa aparência, a longo prazo. Você certamente pode fazê-lo com um pouco de atenção e manutenção regular, especialmente nos pneus. Cuidar bem dos seus pneus não só irá garantir que a moto pareça ser boa, mas também irá garantir que o seu passeio permaneça seguro. Os pneus são as únicas coisas entre você e o pavimento, de modo que você quer mantê-los na melhor forma possível.

Isso significa realizar uma verificação constante e exame da banda de rodagem e as paredes laterais, pois é onde há mais sinais de desgaste. Você também vai precisar manter a pressão adequada dos pneus e manter os pneus limpos e livres de sujeira. Estes passos só tirarão um pouco do seu tempo a cada semana, mas eles vão deixar seus pneus com maior durabilidade.

Verificar sempre como estão os pneus  da moto:
É vital que os pneus de sua moto mantenham-se numa boa banda de rodagem. Quando a superfície de um pneu chega a 2/32nds de uma polegada de profundidade, é hora de trocar o pneu. Isso ocorre porque os pneus dependem de sua banda de rodagem para manter a moto na estrada. Se o piso fica muito baixo, a moto não pode obter uma boa aderência para conseguir impulso ou freio e o motorista tem mais chances de acabar em um acidente.

Uso e desgaste dos pneus da moto:
Proprietários de motos precisam estar em sintonia com os seus pneus e saber o estado em que eles se encontram em todos os momentos. Antes de tomar uma moto para um passeio, dê uma rápida olhada nos pneus. Verifique embaixo do piso, mas também sinais de rachaduras, saliências na parede lateral e desgaste irregular. Estes são sinais de que seus pneus estão ficando velhos e perdendo integridade. Eles poderiam estourar na estrada, se este for o caso.

Verificar a pressão do ar dos pneus da moto:
A quantidade recomendada de pressão por polegada quadrada (PSI) de ar, que é colocado em um pneu varia de acordo com as recomendações do fabricante e o peso e a velocidade nominal do pneu. Não deixe de conferir o manual do proprietário para saber exatamente a quantidade de ar para adicionar aos pneus. Além disso, o PSI recomendado pode variar dependendo se você está andando sozinho ou transportando um passageiro. Motoqueiros precisam ficar em cima de pressão dos pneus, pois um pneu sob inflação aquece rapidamente e pode estourar na estrada. Os pneus inflados não podem agarrar a superfície da estrada e torná-lo mais difícil de controlar a moto.

Você deve sempre levar um medidor de pressão com você quando conduzir o veículo e verificar a pressão periodicamente. Você também pode olhar para um pneu para ver se ele está acima ou abaixo inflado quando se está enchendo-o de ar. Apenas, verifique o PSI nos pneus “frios”, ou quando tenha sido pelo menos três horas desde a última vez que levou a motocicleta. O ar no interior dos pneus irão expandir, quando exposto ao calor de atrito da estrada, a criação de uma leitura de pressão falsas.

Limpeza dos pneus da moto:
Você também deve limpar seus pneus periodicamente para evitar o desgaste. Lavar os pneus da moto não é uma tarefa difícil. Tudo que se requer é alguns panos macios, escova, água e um sabonete específico para moto. Evite o uso de outros tipos de detergentes, sabões fortes ou curativos sobre o pneu, pois esses materiais podem acabar quebrando as paredes dos pneus mais rapidamente. Se você receber graxa ou gasolina no pneu, limpe-o imediatamente com um pano macio e limpo. Produtos químicos nestes produtos também podem desgastar os pneus.

Limpeza da Roda:
Você também pode usar os mesmos produtos para limpar as rodas de metal. Se você tem uma roda com raios, uma escova de mamadeira ou tiras de pano limpo é bom para a remoção de sujeira presa entre os raios e no interior do cubo da roda. Estas tiras de tecido também podem ser utilizadas para secar a roda e os raios, quando feito a lavagem da moto.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!