Página Inicial > Pets > Gatos > Como Cuidar de Filhote de Gato?

Como Cuidar de Filhote de Gato?

Publicidade:

Os filhotinhos de gatos logo que nascem são muito pequenos e extremamente frágeis, por isso precisam de muita atenção e diversos cuidados. No dia do nascimento, os gatinhos chegam num envoltório que a mãe rompe ao limpá-los. Depois ela come a placenta, estimulando a produção do seu próprio leite. Além de fazer questão de amamentar seus filhotinhos, a mãe gata passa grande parte do seu tempo mimando seus pequenos, lambendo e lustrando cada gatinho com sua língua áspera.

Após adotar, comprar ou ganhar um gatinho filhote, lembre-se de cuidar muito bem dele, já que esse animalzinho é muito suscetível a um grande número de diferentes parasitas e por isso necessita de cuidados muito especiais. Esse cuidado e atenção no início da vida do gatinho é o que irá proporcionar uma relação saudável entre você e ele no futuro.

Quanto à alimentação, saiba que o período de amamentação é simplesmente fundamental, portanto aguarde. Logo após o desmame dos bichinhos, a melhor alternativa é a ração. Mas tem que ser uma ração que seja adequada para os filhotes. Não ofereça a sua comida para ele, de maneira alguma; saiba que os gatos, assim como outros animais, têm carências nutricionais que são muito específicas e diferentes das nossas, ou seja, o alimento que é ideal pra gente, não é recomendado pra ele.

Os filhotinhos que foram desmamados entre 7 ou 8 semanas devem ser alimentados pelo menos umas 3 vezes por dia. Lembre-se ainda que os filhotes crescem e ficam maiores muito rapidamente. Nesse meio tempo, o seu apetite e as suas necessidades referentes à alimentação aumentam junto com seu tamanho. Por isso, alimente seus filhotes sempre que achar necessário ou conveniente, e nunca menos que 3 vezes por dia, pelo menos até eles completarem 6 meses de idade. Caso você perceber alguma sobra de alimento no comedouro do seu gatinho, o mesmo deve ser retirado em seguida, ou no máximo 15 minutos depois.

Para as demais dúvidas quanto ao relacionamento, educação, alimentação, saúde, parasitas, conforto, bem-estar e entretenimento, converse com um profissional especializado. Leve seu gatinho regularmente ao médico-veterinário e aproveite para fazer todas as suas perguntas sobre os diferentes assuntos, com ele.