Página Inicial > Pets > Cachorros > Como Cuidar de Cachorro da Raça Chow Chow

Como Cuidar de Cachorro da Raça Chow Chow

Especulações de historiadores e lendas dizem que um imperador da Dinastia Tang (China) teria tido 2.500 exemplares da raça. Verdade é que o chow-chow é uma das raças mais antigas criadas pelo homem sem sofrer grandes mutações e que é considerado um animal exótico por duas principais características: a língua azulada e a presença de pelos longos na cabeça, lembrando uma juba de leão.

Sua origem é a Mongólia e não a China, como muitos pensam, pois eram criados por tribos bárbaras mongóis, e usados, a princípio, para guarda, caça e batalha. Com a invasão da China, os mongóis levaram o chow-chow para o território chinês. Eram chamados de “cães de guerra” e a “escuridão da boca seria a proteção contra espíritos do mal”. Posteriormente, passaram a ser utilizados também para pastoreio e busca; como farejadores; para tração, como puxadores de trenós; e fornecedores de pele e de comida.

De pelo liso, resistente e denso e nas cores preto, creme, marrom-avermelhado e cor de canela (bastante comum), focinho achatado e orelhas pontiagudas, os chow-chows têm comportamento dócil, mas às vezes indiferente ou desconfiado com pessoas estranhas. Por isso, o dono tem que cuidar da sua socialização. No entanto, como companheiros, são fiéis e bastante protetores, vivendo entre 9 e 12 anos.

O chow-chow é propenso a pegar doenças de pele, logo, alguns cuidados são fundamentais para sua saúde, como ter uma ração sempre balanceada, de preferência ração premium ou super premium, escovar os dentes e pelos regularmente, procurar deixar a casa ou o apartamento bem higienizado e arejado e manter sempre os pelos bem secos. Os banhos, por exemplo, devem ser mais espaçados, algo em torno de 45 dias, porque essa raça é muito asseada e a pelagem quase não tem cheiro.

Cães dessa raça sentem tanto calor que precisam ficar num ambiente fresco nos dias de temperatura alta, se possível, com ventiladores. Os passeios com o chow-chow devem ser feitos nas primeiras horas do dia ou no final, quando o clima é mais agradável, e as caminhadas não devem ultrapassar os 30 minutos.

Quanto à vacinação, o dono não pode se descuidar. São obrigatórias 3 doses da Octupla ou V10 (leptospirose) mais a de Raiva, e recomendáveis a Pneumodog (gripe) e a da Giárdia (verme), aplicadas por um veterinário qualificado. O antipulgas deve ser aplicado mensalmente e o vermífugo, a cada 6 meses.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!