Página Inicial > Pets > Gatos > Como Ajudar o Gato em Algumas Tarefas

Como Ajudar o Gato em Algumas Tarefas

Gatos são conhecidos por serem os felinos mais limpos da natureza. Mesmo que tenham acabado de se sujar na areia ou na grama, eles partem para um cantinho da casa e já vão se limpando, sem que haja a necessidade de intervenção do dono. E não é apenas isto. os gatos também são muito organizados e gostam de encontrar as suas bandejas de areia – ou seus potinhos com a comida e a água – sempre nos mesmos lugares. Eles ficam muito estressados com qualquer tipo de mudança, em particular algumas raças da espécie. Os gatos, quando alterados, podem até aumentar a marcação de território, principalmente se forem exemplares machos.

Por isso é tão importante que os gatos encontrem as suas caixas, bandejas ou potinhos sempre no mesmo lugar pela manhã. O mesmo ritual deverá ser mantido com relação à rotina da noite, procure ajudar o seu animal, mantendo o mínimo de ordem possível. Lembre-se de que eles são animais e não possuem a consciência de certo e errado, e podem apresentar níveis de alteração em seu humor e, muitas vezes, o dono nem sabe exatamente o porquê. E o problema poderia ser resolvido com um pouco mais de organização.

Outra ajuda importante é com relação à higiene do próprio gato. Quem nunca ouviu dizer que gatos são difíceis de serem lavados em pet shop? Em casa, portanto, é tarefa quase impossível. Embora não seja impossível, é pouco provável que os gatinhos se deixem lavar facilmente. Isto porque eles aprendem a se limpar com suas mães, antes ainda de atingirem as seis semanas de vida. Eles mesmos cuidam da higiene e se escovam sozinhos. Usam as patas para se escovar minuciosamente quando não conseguem alcançar certos lugares com a língua. As pequenas patas da frente agem como verdadeiras escovas.

Os gatos dedicam boa parte do tempo para se arrumarem, já que higiene é muito importante para eles. Enquanto se arrumam, a língua áspera estimula a secreção das glândulas sebáceas, para que o pelo fique impregnado com sebo – um óleo natural – e protegido da água.

Mas é possível que o dono participe da higiene e da organização de seu pet. O ideal é que além da limpeza com a língua, os gatos ainda recebam uma escovação em seus pelos, em particular os gatos que são de pelagem longa e densa. Mesmo nos exemplares de pelagem curta, procure fazer uma escovação ao menos semanal em seu gatinho.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!