Página Inicial > Pets > Cachorros > Como Adestrar um Cachorro?

Como Adestrar um Cachorro?

Se você tem um cachorro, a melhor opção é treiná-lo, pra não se arrepender depois. Além de o treinamento proporcionar um cão mais seguro e muito bem educado, os comandos de obediência, o adestramento, têm diversos benefícios. Pra começar, ele estreita os laços entre cachorros e pessoas. Ajuda o compreender o seu cão, assim como facilita o entendimento do cão sobre você. Coloca limites e previne mal-entendido, como por exemplo, a ideia de que não tem nada demais comer um sapato. O adestramento previne problemas de comportamento como os de cavar e pular, além de aumentar a confiança entre cão e dono.

Conheça, agora, alguns comandos básicos de treinamento em obediência:

Para fazer o cão sentar:

Fique com alguma recompensa em mãos na frente do focinho do cachorro. Diga a palavra “senta” e então, movimente a recompensa pra cima, em direção à cabeça do cão. Ao fazer isso, o cão irá recuar e sentar de forma natural. Do contrário, você poderá empurrar suavemente o traseiro dele pra baixo quando for dizer “senta” na próxima vez.

Faça elogios e dê recompensas assim que ele conseguir sentar. Pratique diversas vezes por dia.

Outro comando básico é o de fazer o cão sair. Confira:

Dê o comando para o cachorro sentar. Em seguida coloque uma recompensa em frente a ele: brinquedo ou guloseima. Diga a palavra “saia” e mantenha suas mãos próximas ao objeto de recompensa. Se o cão se mover na direção do brinquedo ou guloseima, esconda o objeto com as mãos e repita “saia”. Tire suas mãos da frente do objeto e espere por alguns segundos. Faça um elogio ao cão. Repita o procedimento diariamente e aumente gradativamente o período que ele tem pra sair diante da recompensa.

Mais um comando é o “vem”:

Faça com que o cão se sente na sua frente com uma folga da guia e segure uma recompensa na mão. Diga “olha” pra chamar sua atenção. Agache-se e lentamente dê tapinhas nas suas pernas, dizendo “vem”. Puxe a guia de forma leve, trazendo gentilmente seu cão em sua direção. Dê os parabéns, fazendo elogios e entregando a recompensa. Pratique por, pelo menos, uma semana. Depois continue, mas sem a guia, numa área cercada.

Mais um comando importante é o de ficar:

Faça com o cachorro se sente ao seu lado. Coloque a palma da sua mão em frente ao cachorro e diga “fique”. Dê de um a dois passos pra trás. Se o cão se mover, volte devagar ao seu lado e repita. Mova-se pra trás quando ele permanecer parado. Dê a recompensa quando ele ficar, mesmo que por poucos instantes.

Há diversos tipos de treinamento. Os apresentados aqui são os mais básicos. Um treinador profissional conta com outros métodos e assim poderá dar um curso básico de obediência ao seu melhor amigo. Você ainda poderá fazer pedidos específicos ao treinador referindo-se ao comportamento e a personalidade do seu cão.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!