Página Inicial > Pets > Cachorros > Como Acabar Com as Pulgas do Cãozinho

Como Acabar Com as Pulgas do Cãozinho

Assim como os humanos, os nossos queridos pets precisam de cuidados para terem uma vida longa e saudável. Os que vivem dentro de casa, precisam ainda de cuidados redobrados.  Os motivos são inúmeros: convivem com crianças e podem além de adquirir doenças transmiti-las, não apresentam a mesma imunidade dos animais selvagens, os quais estão adaptados às intempéries e bactérias existentes no ecossistema. Então, se há um gato ou cachorro em sua casa, além de carinho, muito cuidado com a saúde dele.

E uma das atenções básicas é quanto a presença de certos parasitas neles, como pulgas e carrapatos. Eles são transmissores de doenças para o animal, sem contar que promove u verdadeiro incômodo na vida deles.

Se os cães e gatos estão se coçando muito, o primeiro passo é verificar se o problema são as pulgas mesmo. Se o seu animal está com pulgas é procurar pelas fezes dela. Esta é a fase inicial delas. Elas defecam no pelo dos animais, principalmente na região do dorso. A sujeira se assemelha a borra de café, senão houver certeza quanto às fezes dos parasitas, teste com um pedaço de papel molhado – elas vão se desfazer, deixando uma coloração vermelha, como se fosse sangue. Use luvas para fazer o procedimento.

Para acabar com as pulgas é muito importante que se faça também o tratamento do ambiente em que vive o cão. Muitas pessoas vão apenas ao pet shop e compram as pipetas – que combate as pulgas – de fato elas funcionam muito bem, acontece que não tratam o local onde o cão dorme, circula. E são justamente eles os focos dos parasitas. Apenas as pulgas adultas ficam no cachorro e o restante (seus ovos, larvas e pupas) fica no ambiente. O maior erro que as pessoas cometem é querer tratar apenas o animal.

Outra informação muito valiosa é que ciclo de vida da pulga pode ser completado em menos de 12 dias ou demorar até 174 dias. Isto vai depender da temperatura e umidade do ambiente. A pupa é o estágio no qual a pulga é mais resistente, já que está em forma de um casulo. Ela pode resistir inclusive a inseticidas e ficar neste estágio por até 140 dias.

Portanto, para eliminar as pulgas dos cães, o primeiro passo é tratar o animal com algum produto que esteja à venda no mercado para pet. Vale lembrar que alguns possuem mais garantia de funcionalidade do que outros. É possível escolher entre xampus e sabonetes; talcos; coleiras; pipetas (spot-on); spray e comprimidos. Mas somente isto não resolve, é preciso tratar o local onde vive o animalzinho. Da mesma maneira que há produtos para os animais, há os mesmos para os locais. Um que é muito recomendado é o talco, jáque se deposita com facilidade.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!