Página Inicial > Saúde > Doenças > Comece Agora Mesmo a Investir no Combate á Dengue

Comece Agora Mesmo a Investir no Combate á Dengue

Toda a vigilância de saúde nacional de todo o Brasil, contam com uma mobilização determinada e diferenciada e a participação também de cada uma das pessoas na prevenção a dengue no estado através do chamado combate aos focos de mosquitos transmissores de doenças como a Aedes aegypti.

Por isso saiba alguns cuidados que você poderá ter para evitar o problema na sua casa.

Como é o mosquito da dengue, e como ele poderá ser reconhecido?

Este inseto é um tipo de pernilongo escuro que conta com listras brancas e tem como hábito picar durante o dia as pessoas.

A infecção no inseto acontece da seguinte forma, a infecção acontece quando o mosquito apenas pica a pessoa que estiver com a doença e o mosquito começa assim a transmitir a dengue. Não existe uma outra forma de contágio da doença.

Principais sintomas da dengue

Como principais sintomas, podemos citar que a dengue clássica tem algumas características distintas, como por exemplo, em praticamente 100% dos casos temos febre durante sete dias com começo de forma abrupta.

A partir disto temos mais de 60% dois casos onde existem dores de cabeça frontal severa, dores nas articulações e nos músculos, a famosa dor da gripe.

Além disto a muitos dos pacientes acabam apresentando também um tipo de prostração, bem como indisposição, perda de apetite, náuseas e vômitos, além disto mais de 25% dos pacientes com a doença apresentam manchas vermelhas no tórax e também em seus braços.

É importante que fique claro que a dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentarem sintomas respiratórios, os sintomas acontecem de outras formas.

Existe tratamento para esta doença?

Não temos um tratamento que seja específico para a doença, levando em conta uma mínima suspeita de dengue, procure não utilizar o medicamento a base de ácido acetil salicílico. Procure beber bastante água e consulte um médico.

Não existem ainda vacinas contra a dengue, a doença pode ser controlada com algumas atitudes, como evitar locais com água parada dentro de casa como vasos, pneus, e outros tipos de focos que podem apresentar as larvas dos mosquitos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!