Página Inicial > Animais > Citronela Contra Mosquitos, uma Ótima Aliada

Citronela Contra Mosquitos, uma Ótima Aliada

A Citronela que é mais conhecida com o nome científico chamado de Cymbopogon nardus (Citronela-Ceilão), este que pertence a uma família das Poaceace, ou seja as gramíneas e ainda tem toda a sua origem através do sudoeste da Ásia.

Com tudo isto a Citronela deverá contar com um óleo essencial e é utilizada em toda a fabricação de repelentes contra os mosquitos e ainda insetos, o que é a principal qualidade que é amplamente conhecida no mercado. É interessante citar que o óleo essencial de citronela conta com mais de oitenta componentes, entre eles podemos citar o citronelal, bem como geraniol e ainda limoneno, os agentes que acabam definitivamente afugentando as moscas e ainda mosquitos.

O aroma da planta é bastante semelhante aos de eucalipto, e de acordo com a aromaterapia ela tem propriedades consideradas de ordem tônica, tanto como anti séptica e ainda desinfetante. Além dos essenciais é possível se encontrar algumas mudas de planta e também vários tipos de produtos que são á base de citronela como por exemplo podemos citar os sprays e ainda as loções para a pele, bem como velas e incensos para a sua casa.

Os efeitos são considerados como alelopáticos positivos, quando elas são plantadas em conjuntos com outros tipos de plantas repelindo as suas pragas e desta forma procurando proteger as suas companheiras.

A planta deverá definitivamente ser cultivada em um solo totalmente fértil e úmido, e ainda deverá ter o seu cultivo em sol pleno.

Como usar corretamente a citronela

É interessante procurar plantar a citronela sempre em direção ao vento já que somente assim irá atingir todo o efeito do seu repelente aumentando a sua eficácia.

As suas folhas poderão ser queimadas e utilizadas dentro de casa bem como óleos essenciais que podem ser utilizados em difusores elétricos existentes.

Outra dica interessante de utilização é procurar ferver algumas folhas e fazer uma espécie de chá para utilizar na limpeza dos pisos.

Para que possa definitivamente evitar picadas de mosquitos, procure amassar ainda e esfregar uma folha de citronela em todas as partes do corpo mais expostas como os braços e as pernas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!