Página Inicial > Pet > Cinco Maneiras de Cuidar de Hamsters

Cinco Maneiras de Cuidar de Hamsters

Quem quer ter uma hamster como animalzinho de estimação, precisa ter em mente que ele exige alguns cuidados bastante específicos. Embora este roedor não demande lá uma grande quantidade de trabalho, ele possui vida curta e, qualquer desatenção pode encurtar ainda mais o tempo de sobrevida dele.

O primeiro passo para quem está em busca de um hamster, é comprar a gaiola.   É muito importante certificar-se de que o seu animalzinho terá bastante espaço para se exercitar. Os hamsters, por natureza, são cricetos que precisam de muitos exercícios. Em espaços limitados isto não é possível, e os faz adoecer ou ganhar peso desnecessário. Gaiolas de arames, em geral, são pequenas e impedem que sejam colocados alguns brinquedos que permitem a exploração do local pelos animaizinhos. Veja, as gaiolas disponíveis no mercado são boas para os hamsters sírios, que já trazem túneis em seus interiores. Como os sírios são menores, pode ser uma boa pedida. Mas lembre-se, apenas um exemplar na gaiola.

Gaiolas de vidro são outras boas opções, já que impedem a fuga dos danadinhos.

Os hamsters sírios devem ser colocados sozinhos dentro das gaiolas, pois são altamente territorialistas. Se outro exemplar for posto junto a ele, eles irão lutar até a morte. Muitos hamsters anões podem ser alojados juntos, mas, lembre-se de que as lutas mortais podem ocorrer a qualquer momento. Os hamsters que aceitam conviver perto de outros não “brincam” entre si, mas vivem em lugares diferentes na gaiola.

A gaiola deverá estar totalmente adaptada para a chegada do hamsters, isto significa dizer que organizada para a sua chegada. Não se compra primeiro o hamster, mas primeiro a gaiola. Eles precisam de água limpa, roda e brinquedos. A gaiola também precisa ter em  média 3,75 cm de forro adequado para ele. Alguns especialistas pedem o uso de serragem, outros já indicam uso de papel picado, mas não pode ser jornal. Consulte no local de compra qual a melhor opção para a espécie que estiver levando.

Para cada tipo de hamster há uma gaiola de tamanho adequado. Anões precisam de gaiolas com 20 cm pelo menos, já os sírios, com 28 cm.

Verifique se de fato não há pontos de fuga na gaiola. Estes animaizinhos são muito inteligentes e costumam encontrar saídas que nem sempre foram percebidas pelo dono, ao fazer a aquisição da gaiola. Por isso, vede os buracos, verifique se não há nenhuma parte solta.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!