Página Inicial > Entretenimento > Esportes > Cidades Sedes da Copa Salvador, Bahia

Cidades Sedes da Copa Salvador, Bahia

A Copa das Confederações é um torneio de futebol mundial que acontece a cada quatro anos e antecede a Copa do Mundo. O evento foi criado pela FIFA em 1992, com o objetivo de reunir os maiores campeões de grandes torneios de futebol espalhados pelo mundo e a primeira competição aconteceu na Arábia Saudita no mesmo ano.  Agora, em 2013, o torneio acontecerá no Brasil e terá como uma das sedes para os jogos a cidade de Salvador, capital da Bahia.

Quando os portugueses aqui aportaram, o primeiro vilarejo a ser fundado foi o de Salvador, em m29 de março de 1549, e inicialmente o vilarejo seria um porto natural para a entrada dos membros da  coroa, com o intuito de reconhecimento e, posteriormente, colonização da nova terra. E o que era uma simples vilinha, tornou-se um grande centro comercial de escravos na América do Sul, o que contribuiu para a formação cultural, religiosa e étnica da região, que por essa razão, este não somente sob a influência dos portugueses, mas também dos africanos e dos indígenas.

E a presença de elementos e simbologias advindas da África seja talvez a marca registrada do povo da Bahia e, em especial de Salvador. A presença do candomblé, da capoeira, as misturas de várias danças, foram todas herdadas dos escravos africanos que, nas senzalas continuavam a praticar as suas culturas. Que embora tivessem sido deixadas do outro lado do Atlântico, os quais permaneciam fortes e enraizadas entre eles.

Além da parte cultural, a topografia também é um grande atrativo da cidade. Salvador é conhecida por sua divisão geográfica – visível – em cidade Alta e cidade Baixa, sendo que os dois morros são ligados por um teleférico. Mas, sem sombra de dúvidas, o cartão-postal da cidade é o Pelourinho. O Pelourinho é o centro histórico da cidade de Salvador, onde se encontram os casarões antigos, as igrejas e todos os monumentos que foram tombados pela UNESCO, fazendo desta região um importante patrimônio histórico da humanidade, desde 1985.

Os jogos da Copa das Confederações acontecerão no Arena Fonte Nova, antigo Estádio Octávio Mangabeira, o qual foi implodido para dar lugar à nova arena. Esta agora terá a capacidade para receber até 56.500 torcedores. O Arena Fonte Nova também sediará importantes jogos da Copa do Mundo do Brasil, em 2014.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!