Página Inicial > Viagens > Europa > Conheça e Veja O que a Capital Búlgara Tem Para Lhe Oferecer – Sofia

Conheça e Veja O que a Capital Búlgara Tem Para Lhe Oferecer – Sofia

Quem quer viajar para a Europa e não deseja gastar muito deve fugir do roteiro mais tradicional – buscado por todos que querem ir à Europa – e investir mais em locais ainda pouco explorados do leste da Europa. Neste “outro lado da Europa”, há locais fascinantes e que merecem uma visita, nem que seja rápida. É o caso de uma cidade não tão escondida, e pouco conhecida do grande público. Trata-se da cidade de Sofia, a capital da Bulgária.

O país localizado aos pés do Maciço Vitosha, na região dos Balcãs. A região é rodeada por montanhas, sempre foi uma rota muito estratégica, pois liga-se ao Mar Adriático, à Europa Central, e aos Mares Negro e Egeu. Também cortada por vários rios, Sofia costuma ser lembrada inclusive por ser uma área de inúmeros mananciais e águas termais.

Com cerca de 1,5 milhão de habitantes, Sofia é uma das capitais mais antigas da Europa e sua fundação, segundo historiadores, teria acontecido no século VIII a.c., quando os trácios criaram um assentamento na região. Portanto, além de ser a terceira maior cidade do leste europeu, é uma das mais antigas, com uma idade que perfaz quase 7.000 anos e que é marcada por conflitos históricos e religiosos.

De clima continental moderado, apresenta altas variações de temperatura. Agosto costuma ser o mês mais quente do ano e janeiro, o mais frio. A temperatura média fica em torno dos 18 C◦. A economia é movida pelo setor industrial e Sofia também é o centro financeiro da Bulgária. Com infraestrutura estratégica, a cidade possui diversas rotas ferroviárias e automotivas. O transporte público também é eficaz. A moeda é o lev, o idioma é o búlgaro, embora o inglês seja bastante falado nas ruas e no comércio. O fuso em relação à Brasília é de 6 horas.

Reserve tempo para alguns passeios importantes em Sofia. A Igreja de São Jorge, a Basílica de St. Sofia, a Mesquita de Banya Bashi, a Sinagoga de Sofia – a maior dos Bálcãs – a Catedral de Sveta Nedelya – a qual sofreu um grande atentado em 1925 – e a Catedral de Alexandre Nevsky – a maior igreja ortodoxa do mundo – são os mais vivos exemplos da força e luta pela preservação da história desta cidade.

Sofia, cidade com nome de mulher, é uma cidade barata em relação a tantas outras da Europa, em particular para se comer. Entretanto, estar atento aos locais visitados é importante, já que os centros de informações aos turistas não funcionam muito.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!