Página Inicial > Finanças > CDB: O que é o CBD?

CDB: O que é o CBD?

Saiba tudo sobre o CDB – Certificado de Depósito Bancário

Os Certificados de Depósito Bancário os chamados CDB nada mais são do que alguns tipos de títulos de ordem nominal o que são estabelecidos através de uma emissão por bancos e são vendidos a todo o público como uma boa alternativa de captação de recursos determinados.

Todos os CDBS poderão ter uma negociação a partir de um sistema de taxas fixas que vem de juros ou ainda um tipo de taxa que seja totalmente analisada e determinada por índices de economia, entre outras situações determinadas. Os seus prazos inclusive variam bastante de instituições para instituições, e ficam sujeitos a uma incidência determinada dos impostos sobre operações financeiras, a chamada IOF e também os Impostos de Renda da Fonte o IRF.

Conheça algumas das modalidades de CDB

CDB Prefixado

Os sistemas de CDBs prefixados nada mais são do que títulos determinados que não tem prazos mínimos específicos, e não podem de forma alguma ter o seu vencimento nos sábados, bem como nos domingos e feriados. Nestes títulos temos uma rentabilidade que é determinada a partir de sua aplicação, e por este motivo é importante que você saiba o que irá receber no seu vencimento.

Em seguida temos o CDB Pós Fixado, este que é chamado desta forma por poderem ser oferecidos por bancos, com ou mesmo sem liquidez de forma diária, e ainda eles podem acima de tudo render conforme o desempenho de todo os seus indicadores em específico, com isto temos os Certificados de Depósito Interbancário, ou ainda uma Taxa de Referência a TR o que vem com títulos que são bastante populares em momentos onde temos uma boa perspectiva de aumentos de taxas de juros por exemplo.

Existe ainda o CDB com Swap o que são alguns títulos predeterminados que podem sempre ser negociados conforme a necessidade, levando em conta um tipo de remuneração que seja pré fixada ou pós fixada conforme todos os desempenhos dos indicadores específicos, dentre eles temos a taxa SELIC a taxa cambial ou ainda o CDI. Todos os valores mínimos de investimentos acontecem superiores as modalidades anteriormente citadas, normalmente os valores superam R$ 100 mil.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!