Página Inicial > Pets > Cachorros > Algumas Características Gerais do Bernese Mountain Dog

Algumas Características Gerais do Bernese Mountain Dog

Lindos, amáveis e mais lindos ainda. Os cães da raça berna, ou bernese, são originários da região do cantão, na Suíça. Trata- se de um cão que é também chamado de montanhês, além de ser uma das raças caninas mais bem sucedidas que já se estabeleceu na Europa e América do Norte, são extremamente companheiros, embora o seu porte possa assustar e contrariar esta afirmativa. O cão bernese pode  chegar a ter  um tamanho que varia entre 44 quilos e 70 centímetros de altura, isto em se tratando de  exemplares machos. Mas, ele não vive muito. Sua expectativa de vida não está entre as mais altas dentro da esfera canina, ficando apenas em torno de 7 anos.

Criado para o trabalho nas montanhas, os cães bernese apresentam a saúde bem frágil. Podem desenvolver câncer nos ossos, mastocitomas, atrofia progressiva da retina – que podem levar o cão à cegueira, displasia do coxo  femural – uma má formação no encaixa da cabeça do fêmur com a bacia – todas doenças que limitam muito a continuidade da vida deles.

Também são cães que precisam de muito espaço para se exercitar. Dessa forma não é possível ter um cão bernese em um apartamento, infelizmente. Sofrem ainda com tendência à obesidade, por isso espaço para muitos exercícios físicos. Outra questão é quanto à companhia. Os bernese não toleram a solidão, e adoram a companhia humana, sem contar que primam por ficarem  juntos aos  seus donos. São ótimos cães para crianças, pois são amáveis e muito atentos.

É um animal que precisa de cuidados, por isso, quem quer ter um cão bernese em casa, deve saber que irá gastar muito tempo com o animal, e dinheiro também. Precisam ir ao veterinário com regularidade, e banhos devem ser semanais, por conta da extensa pelagem. A alimentação precisa ser cuidadosa, e por isso, os veterinários recomendam apenas o consumo de ração, para que eles mantenham a pelagem marrom, preta e branca bastante saudável.

Também apresentam uma personalidade bastante equilibrada, e são muito inteligentes. O que é bastante curioso é que os bernese podem ser facilmente distinguidos entre machos e fêmeas. Os machos são muito característicos, maiores e muito firmes quanto às atitudes. Já as fêmeas são bem mais delicadas e menores.

Eles apresentam ainda uma ossatura muito resistente, um nariz bem preto, com uma região bucal forte constituída em linha reta. Ainda  apresentam um pescoço  forte, musculoso e de comprimento médio. O peito é largo, forte e bem-saltado, mas não em forma de barril, os músculos do peito estendem-se até cotovelos. A parte traseira é larga e firme. O quadril é muito forte.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!