Página Inicial > Pets > Cachorros > As Características Gerais de Um Chihuahua

As Características Gerais de Um Chihuahua

Os cães da raça chihuahua são muito característicos, justamente por conta do tamanho deles: são pequenos mesmo, estando inclusive classificados como os menores cães do mundo. Trata-se de uma raça canina que tem origem mexicana e, seu nome, inclusive, se deve ao fato de eles terem se originado na região de  Chihuahua.

Os chihuahua não ultrapassam a altura dos 22 centímetros (em exemplares muito bem sucedidos),  isto entre os exemplares do sexo masculino – variam portanto entre 10 a 15 centímetros -, o peso também é baixo – ficam  entre 500 gramas e 3 quilos, se em condições de vivência muito boas.

Os chihuahuas costumam ser cães muito  inteligentes, por isso ocupam a posição 68 no ranking entre as demais raças caninas. Para quem está pretendendo ter um exemplar em casa, é preciso ter muito cuidado ao adquiri-lo ainda filhote, porque são tão pequenos que podem ser facilmente perdidos ou não percebidos no sofá de casa.

Eles estão inseridos no grupo 9, pertencente a seção 6, ocupando a posição 218 na classificação de raças. São delicados, afetuosos e muito amorosos, gostando de estar sempre em companhia de seus donos. Muitas vezes, assumem apenas uma única pessoa como seu dono, e costumam apresentar alguma teimosia. Para que sejam adestrados, é importante ser muito firme com eles.

Contudo, são cães que demonstram em suas personalidades muita possessão – são territorialistas e não aceitam ficar em locais onde haja outros animais, em especial se forem maiores do que eles.

Há duas variedades de chihuahua: os de pelagem curta e outra de pelagem longa. As orelhas dos chihuahuas são pontudas, alongadas sempre para cima, simulando a impressão de que estão sempre em alerta. Já os olhos, são sempre brilhantes, pretos e redondos. Não são olhos muito pequenos se considerado o tamanho do corpo.

Apresentam bastante variação de cor: branco, preto, castanho e combinações destas cores. São ainda cães de companhia, mas se provocados, ficam altamente irritadiços, e latem de forma estridente e muito, quase compulsivamente.

São cães que se adaptam em qualquer ambiente, em particular os mais apertados, já que não precisam de muito para viver bem. Também possuem um raro faro para a caça, fazendo com que eles sejam especialistas na caça de ratos.

Toleram bem qualquer clima, bem como as variações de temperatura. Os chihuahuas também possuem muita energia, o que obriga os seus donos a fazerem atividades regulares com eles.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!