Página Inicial > Pets > Cachorros > Características e Cuidados Com os Shih Tzu

Características e Cuidados Com os Shih Tzu

Alegres, extrovertidos, cães de colo mesmo. Assim são descritos os shih tzu, uma raça canina que é considerada ótima companhia. Os cães dessa raça podem viver em locais pequenos e, por conta disso, são ideais para serem criados em apartamentos ou casas bem pequenas. O que não impede que sejam criados em casas grandes e espaçosas.

São muito inteligentes, ocupando no ranking o 80º. lugar, o que confirma o fato de estarem entre as espécies caninas mais espertas e inteligentes. São dóceis com crianças e leais e fiéis aos seus donos. Em contrapartida, podem ser cães muito teimosos e difíceis de serem educados, por isso quem te um shih tzu em casa, u pretende tê-lo, é importante ser firme com ele para que o cão logo entenda os limites de território. Ele é um cãozinho que precisa saber quem é o seu dono e a quem deve respeito e obediência.

Para ter um shih tzu é necessário, não apenas gostar muito de cães, mas ter muito pulso firme e enorme paciência. Caso este cãozinho fique sozinho em casa e sinta que seus donos não estão por perto, latem muito. Mas, se desde filhotes forem bem socializados inclusive com outros animais, costumam ser muito dóceis. Com todos.

Os shih tzu possuem uma expectativa de vida que gira em torno de 16 anos, além disso, é um dos cãezinhos mais adorados dentre os que fazem parte do grupo de raças pequenas. Além de ser classificado como cão de companhia, pertencente ao grupo 9 na escala de inteligência dos cães.

Os shih tzu têm origem asiática e, como quase todas as raças caninas, há  uma lenda que gira em torno de seu surgimento, tentando explicar o porquê do cruzamento entre raças próximas para a criação de uma nova. Os shih tzus eram cães que ficavam trancafiados dentro dos templos dos monges budistas, uma vez que esta raça canina costumava ser classificada como muito assustada e medrosa. Entretanto, algumas características dos cãezinhos desta raça, contrariam tal lenda, a começar pelo significado de seu nome, que em português é “leão”. O nome dado à raça provém justamente do fato destes cães terem uma feição muito semelhante à do leão. O focinho é um pouco achatado, mas a cara é arredondada e muito peluda.

Alguns exemplares da raça costumam apresentar certa agressividade em relação a pessoas que não façam parte do círculo de convívio.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!