Página Inicial > Pets > Gatos > As Características dos Gatos British Shorthair

As Características dos Gatos British Shorthair

Animal de estimação considerado raro e que não dá muito trabalho aos seus donos. Trata-se do felino British Shorthair – ou mais popularmente conhecido como o “gato britânico de pelagem curta”. É uma das raças que melhor vive em locais pequenos, contudo, para os brasileiros que desejam ter um exemplar em casa é importante ficar bem atento: a raça é realmente difícil de ser encontrada aqui no país, e quando o é, costuma sair bem caro. Um exemplar de British Shorthair não sai por menos de R$1.000,00.

De uma coloração única – os gatos dessa raça são de pelagem azul, possivelmente podendo ser encontradas em tons mais acinzentados e até mesmo em outros tons, são gatos que vivem bastante tempo em companhia humana, entre 9 a 15 anos, se forem cuidados de forma adequada e viverem em boas condições. Um exemplar pode pesar entre 5,5 a 8,5 quilos – este último dado em exemplares machos que são sempre maiores e mais pesados. Podem ainda alcançar mais de 40 centímetros. Mas são tidos como gatos de porte mediano. Mediana também é o nível de energia desses gatos que são bastante caseiros e apreciam muito a companhia de seus donos.

A pelagem embora de cor exuberante, é curta. Por outro lado, muito fofa. A escovação precisa ser semanal, e a alimentação regulada, pois apresentam uma tendência a serem obesos, em especial se tiverem sido castrados, tanto o macho quanto a fêmea.

O British Shorthair é uma das raças de felinos mais catalogada do mundo, e é considerado um gato que tem certa ascendência italiana. Acredita-se que os primeiros exemplares tenham chegado à Inglaterra por volta de 50 d.C. (depois de Cristo), quando o Império Romano dominava boa parte da região.  Ao longo dos anos, por motivo do clima local, ele foi modificando a pelagem, bem como selecionando os melhores exemplares da raça para os cruzamentos.

Por longo tempo, ele também foi conhecido como British Blue, por conta da pelagem. Ainda ficou conhecido como um dos gatos mais chiques do mundo, porque ganhou de cara o primeiro concurso de gatos na Inglaterra, além de ter sido, o British Shorthair,  a grande estrela da competição.

Além disso, são gatos fortes, de fácil adestramento, devido à grande capacidade de entendimento de comandos (de fato, são muito inteligentes), são extremamente leais aos seus donos, principalmente se saírem dos gatis ainda filhotes. Os adultos podem ser mais resistentes ao recebimento de comandos. São dóceis, silenciosos e com desenvolvimento lento.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!