Página Inicial > Pets > Gatos > As Características do Gato Angorá

As Características do Gato Angorá

Raça muito rara de ser encontrada, os gatos angorás são ideais para viverem em companhia de crianças e em apartamentos pequenos, já que não necessitam de muito espaço para viver. Considerado ainda como um dos gatos mais inteligentes de sua espécie, são brincalhões, amáveis e muito dóceis.

Os gatos angorás possuem temperamento muito fácil de se lidar dentro das casas. De pelagem extensa e semi-longa, de coloração branca, tricolor, preta, azul e até mesmo escama de tartaruga, apresentam um tamanho médio, o que faz com sejam muito elegantes.

Os olhos dos gatos angorás são amendoados, e contemplam as cores verde e azul;  e em alguns casos podendo até mesmo ser cada um de uma cor. Além disso, apresentam tufos de pelos em suas orelhas pequenas. Os gatos angorás costumam fazer a sua própria higiene, pois como é comum nos gatos, possuem uma aspereza em suas línguas, utilizada justamente para este fim.

A coloração deles é branca e a pelagem muito extensa. São realmente bem fofos. São ainda gatos que vivem muito, em se considerando outros de sua espécie, ficando entre os 15 a 20 anos a expectativa de vida, se criados em condições bem adequadas. O peso também é bastante comum – ficam entre 2 a 5 quilos, lembrando que os mais pesados sempre são os exemplares machos.

Oriundos da região onde hoje é a Turquia, os gatos angorás que estão em companhia humana hoje são provavelmente uma criação artificial em relação aos originários, já que foram quase extintos da Europa no final do século XVIII.

Os gatos angorás são considerados muito ativos e, diferente de outras raças, gostam de escalar lugares bem altos, de onde possam observar seus donos, com quem costumam ser muito apegados, como se fosse um cachorro. As fêmeas, assim como entre outros tipos de gatos, costumam ser menores do que os machos e, as ninhadas não são numerosas, o que dificulta a aquisição de um exemplar.

Caso esteja à procura de um gatinho para ter em seu apartamento, os gatos angorás são perfeitos, pois embora tenham uma genética que busca lugares mais livres, quando são domesticados, preferem ficar no colo do dono, a sair caçando por ai. Agora, prepare o bolso: um exemplar de gato angorá pode sair por bem mais de R$ 500,00 e saiba que não é fácil encontrar um exemplar que tenha realmente pedigree. É importante procurar criadouros confiáveis para ter todas as certificações adequadas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!