Página Inicial > Pets > Gatos > As Características dos Gato Abissínio

As Características dos Gato Abissínio

A raça felina é muito cercada de mistérios, e algumas raças da espécie parecem ser mais aceradas que outras. Isto é o que acontece com os abissínios que são denominados como uma das raças mais antigas do mundo. Muito provavelmente teriam se originado onde hoje é a Etiópia.

Os gatos abissínios são dóceis, amáveis, inteligentes, aprendem tudo com muita facilidade, e adoram a independência, como é de praxe entre os gatos. A aparência dos gatos abissínios lembra muito as formas dos gatos das antigas esculturas egípcias. Sua cabeça tem o formato cuneiforme, e com contornos ligeiramente arredondados. As orelhas são grandes, largas e levemente pontiagudas.

Os gatos abissínios ainda possuem os olhos amendoados, brilhantes e muito expressivos, podendo assumir a coloração amarela, verde ou âmbar. Seu corpo é bastante alongando, o que confere muita elegância, principalmente por ter um tamanho médio. Suas patas são longas e finas, o que contrasta com os pés que são bem pequenos. Os rabos dos gatos abissínios são bem longos e suas pelagens são acamadas, podendo alternar-se nas cores cinza, vermelho e prateado.

Eles são gatos que diferentemente de outras raças gostam  muito de movimentar-se e, por esta razão, precisam de certo espaço. Não dá para criar um gato abissínio em um local apertado, ou muito pequeno. O ideal é que sejam criados em apartamentos mais confortáveis ou casas, onde se possa organizar um espaço apenas para eles.

Os abissínios ainda possuem outra característica bem marcante: não gostam de ficar sozinhos, precisam estar em companhia de seus donos com um pouco mais de regularidade do que outras raças.

Estes gatos ainda apresentam outras características bem peculiares: por exemplo, a cabeça deles possui um formato cuneiforme, com contornos que sejam ligeiramente arredondados. Seu nariz possui um tamanho médio, nunca se apresenta reto e não possui quebra. De perfil, os gatos abissínios podem ser vistos com uma cabeça de curvatura suave. Nos gatos machos adultos, são permitidas as chamadas faceiras. Seu queixo é bastante firme e bem desenvolvido de formatos arredondados.

Suas orelhas se apresentam de forma grande e larga na base com suas extremidades ligeiramente arredondadas e moderadamente pontiagudas, podendo se encontrar bastante espaçadas e posicionadas em estado de alerta. Algumas orelhas se encontram cobertas de pelos curtos e acamados.

A raça possui um pescoço longo, que dá um porte muito interessante ao felino. O corpo é de porte médio. Também conseguem ser muito flexíveis e com um porte musculoso. A sua caixa torácica é arredondada e seu dorso é ligeiramente arqueado. As patas são longas, retas e também finas. Quanto aos seus pés, são pequenos e ovais, com uma cauda bastante comprida, larga na sua base e vai se estreitando de forma progressiva. A pelagem é leve e de tonalidade escura.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!