Página Inicial > Pets > Cachorros > Características do Cocker Spaniel Inglês

Características do Cocker Spaniel Inglês

De porte médio, o Cocker spaniel está classificado no grupo 8 da Federação Cinológica Internacional, ele é um cão de água, conhecido como levantadores e cobradores de caça, cujo surgimento se deu na Espanha, e não na Inglaterra como o nome de sua raça costuma sugerir.

O Cocker spaniel inglês é um cão de raça que é largamente conhecido pelas suas características bem peculiares. De aparência muito elegante, tem em sua pelagem uma de suas marcas. Ela pode variar entre preto, caramelo e damasco escuro, além das mesclas de cores que são normalmente chamadas de part colors.

A altura do Cocker não ultrapassa a medida de 41 centímetros, isto se considerados os exemplares machos e adultos das ninhadas que vieram bem saudáveis. O peso fica em torno de 15 quilos, também nos exemplares do sexo masculino. Possuem ainda orelhas peludas e caídas, e justamente por conta desta graciosa forma, acabam desenvolvendo problemas auditivos, sem contar a obesidade e a catarata que faz parte já de certos problemas de saúde da própria raça.

De acordo com estudiosos, os cães da raça Cocker já estão entre os homens desde os anos de 1.300, mas somente passaram a ser registrados de forma científica, 500 anos mais tarde. A popularidade dessa raça foi se elevando – espalhou-se pela Europa e chegou ao Brasil, como um cãozinho de companhia, que de fato, é mais pura verdade. Eles gostam de estar na presença dos donos, são fiéis e muito carinhosos.

Há outras características que corroboram com o fato de o Cocker ser popular entre as pessoas. Eles possuem uma aparência muito atrativa, e são de fácil trato. Inteligentes, adaptáveis ao ambiente familiar, tranquilos, caseiros, alegres, e extremamente companheiros. O temperamento, portanto, justifica o quão popular se tornou esta raça entre pessoas do mundo inteiro. Adoram as crianças e para quem deseja ter um exemplar em um apartamento, por apostar num Cocker, pois além de toda a inteligência que lhe é dada, ele é muito  silencioso. Não costuma fazer escândalos quando os donos saem sem a presença dele.

Embora sejam tranquilos, precisam gastar energia. Passeios diários e frequentes devem fazer parte da rotina deles. Caso isto não seja feito, roerão móveis por onde passarem. Como a pelagem é bastante farta, os banhos acontecer a cada 15 dias, sendo estes realizados com xampu neutro e condicionador de uso humano, para evitar que os pelos embaracem. A escovação deverá acontecer ao menos três vezes por semana.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!