Página Inicial > Pets > Cachorros > As Lindas Características de Um Pequinês

As Lindas Características de Um Pequinês

O cão pequinês pertence ao grupo 9 – portanto, são cães de companhia – segundo a Federação Cinológica Internacional. De pequeno porte, não ultrapassam o peso de 7 quilos, isto nos exemplares machos e os mais robustos. As colorações mais comuns desta raça estão o preto, o castanho avermelhado, o marrom ou o mesclado. A pelagem é longa, e muito abundante. A altura média do cão pequinês fica entorno de 15 a 22 centímetros. Os olhos são grandes, e muito escuros. A cauda e a orelha são marcadas pelos longos pelos e pela franja.

Embora sejam cães de pequeno porte, são cães de temperamento muito difícil, o que contraria profundamente a sua aparência. Esta é, portanto, uma informação valiosa para aqueles que desejam criar um exemplar em casa.

O comportamento do pequinês é caracterizado pelo ciúme e pela teimosia. Dessa forma, para que eles tenham uma boa convivência com as pessoas e outros animais, eles necessitam de um treinamento e de muita socialização, desde quando ainda são filhotinhos, porque a tendência deles, – e isto é inevitável – é serem desobedientes, teimosos e irritadiços.

Caso não sejam adestrados, podem apresentar momentos de agressividade com pessoas desconhecidas, crianças e até mesmo outros cães.

Por outro lado, são cães muito ativos e, embora se adaptem muito bem aos pequenos ambientes, eles necessitam de atividades físicas e caminhadas, muitas, isto para que fiquem bem cansados. Também são cães muito fiéis.   Protegem os seus donos, principalmente  em casos de perigo.  Mesmo sendo um cão de pequeno porte, possuem instinto de cão de guarda. Também comem mais do que devem, por isso precisam de ração de qualidade para se sentir mais saciados.

De pelagem longa e abundante, as cores mais comuns encontradas nesta raça são: preto, castanho avermelhado, marrom ou mesclado. Estes cães ainda possuem olhos grandes e bem escuros, e a cauda, bem como as orelhas são marcadas por franjas de pelos.

Os cães da raça pequinês gostam de permanecer em seus ambientes domésticos, não são muitos dados aos passeios como os cães de outras raças. Embora não sejam cãezinhos dos ais obedientes, adoram ficar na presença de seus donos, mas não são chegados a ficarem no colo.

Outros cuidados mais gerais são quanto aso banhos que devem ser mensais, visitas periódicas ao veterinário e as tradicionais vermifugações que devem ocorrer semestralmente. Os pequineses não são cães que gostem de ficar do lado de fora da casa onde vivem.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!