Página Inicial > Pets > Cachorros > Poodles, Conheça as Características e Cuidados

Poodles, Conheça as Características e Cuidados

Para quem está buscando uma raça canina para criar em espaços pequenos, por exemplo, os cães da raça poodle são perfeitos, pois eles não precisam de muito espaço para viver.  Precisam, basicamente, de um pote de água, um pote para a ração e um local quente e limpo para dormirem. O ideal é comprar um tipo de cama específico para cães, já que assim eles se sentirão mais confortáveis.  É importante que eles comam sempre ração, tomem todas as vacinas nos períodos corretos – as iniciais para os cães bebês logo nos primeiros 60 dias de vida – e de um ano, e que visitem o veterinário sempre que possível.

Poodles são cães que pelas próprias características não necessitam de muito cuidados, mas é importante entender que há subespécies nessa raça e que existem algumas particularidades nelas.

Os poodles de modo geral, também não necessitam de banhos semanais. O ideal é que os banhos sejam realizados a cada mês. Contudo, a escovação de seus pelos deverá ser semanal, para evitar que  embolem e tenham de ser cortados depois. Tosas higiênicas sempre são necessárias.

Embora muitas pessoas acreditem que os poodles sejam de origem francesa, isto é uma inverdade. Trata-se de uma raça com origem alemã, como o próprio nome pode confirmar.

De acordo com a Federação Cinológica Internacional, trata-se da segunda raça de cães mais inteligente do mundo. Mesmo que tenha sido uma raça canina criada para trabalhar com água, ela foi logo incorporado  à situação de cão de companhia, devido a sua capacidade de brincar e ser leal ao seu dono. Durante muito tempo, alemães e franceses reivindicaram a “paternidade” do poodle. Porém, esta acabou ficando mesmo com os alemães, que inclusive começaram a fazer diversos tipos de tosas nos poodles, para que o atrito que eles sofriam ao trabalharem na água diminuísse.

Os poodles podem ser divididos em quatro categorias de tamanho: grande, médio, anão e toy;  por sua vez, são divididos em cinco subcategorias de cores: preto, branco, cinza, marrom e damasco.

Contudo, vale salientar que o padrão não é o mesmo para todos. O aspecto geral é de um cão de proporções equilibradas e medianas, com o pelo encaracolado, que é uma de suas características. A cabeça é elegante, em linha reta, corte limpo, proporcional ao tronco: ela não deve ser pesada ou maciça, mas não muito fina também. O corpo é bem proporcionado, um pouco mais comprido do que alto. As patas são perfeitamente retas. A circunferência do peito medido por trás dos ombros deve ser maior do que a altura na cernelha de pelo menos 10 cm. A cauda é cortada para cerca de um terço do seu comprimento. Medem entre 24 a 60 centímetros e pesam entre 6 a 23 quilos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!