Página Inicial > Entretenimento > Cantores Brasileiros de MPB: Caetano Veloso

Cantores Brasileiros de MPB: Caetano Veloso

Caetano Emanual Viana Teles Veloso, que ficou conhecido nacionalmente e internacionalmente apenas como Caetano Veloso, é mais um dos grandes músicos da história brasileira que acabou saindo da Bahia, mais precisamente da cidade de Santo Amaro no ano de 1942. Além de músico Caetano também mantém algumas outras atividades, como produtor arranjador e escritor brasileiro.

Caetano Velos já passou dos 50 anos de carreira e ainda continua sendo um dos mais populares cantores brasileiros. Ao contrário de ouros, como João Gilberto, Caetano continua ativo na mídia, participando frequentemente de programas de televisão, movimentos políticos, e também continua lançando músicas novas e turnês pelo Brasil inteiro.

Uma característica marcante da obra de Caetano Veloso é a constante renovação do seu próprio estilo. Apesar de ter ficado consagrado como cantor de MPB, até hoje Caetano não deixa de se arriscar por outras vertentes musicais. Também é conhecido pelas parcerias que faz com músico doas mais variadas gerações, tanto os mais consagrados quanto aqueles que estão começando no cenário musical.

Desde pequeno já havia demonstrado grande apreço pelas artes de modo geral. Segundo já contou algumas vezes em entrevistas, dois acontecimentos da sua adolescência foram decisivos para que ele escolhesse a música: O primeiro foi quando escutou a música Chega de Saudades no rádio O segundo foi quando começou a frequentar o auditório da Rádio Nacional no Rio de Janeiro e ficou próximo dos cantores do momento.

Acabou calcando boa parte da sua carreira nas apresentações de música da bossa nova, movimento que havia surgido recentemente com João Gilberto. Mas o marco na carreira de Caetano foi no ano de 1967 quando lançou o seu primeiro LP, chamado Domingo, em parceria com a Gal Costa. Além disso, também teve uma parceria de sucesso com outros músicos como Gilberto Gil e Tom Zé, iniciando o movimento do Tropicalismo no Brasil.

Caetano, assim como outros músicos, acabaram tendo problemas durante o Regime Militar, chegando a ser preso e ser obrigado a se exilar em Londres entre os anos de 1969 e 1972.

Hoje Caetano Veloso é considerado como um dos artistas mais influentes do mundo.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!