Página Inicial > Entretenimento > Coleções > Brinquedos Infantis: Coleção de Bolinhas de Gude

Brinquedos Infantis: Coleção de Bolinhas de Gude

Coleções – As coleções de infância – as bolinhas de gude

Você conhece berlinde? Não conhece, então provavelmente não pertence a gerações anteriores aos anos 1990, nas quais o que a garotada mais gostava de fazer era jogar brincadeiras que hoje são chamadas de “velhas e antigas” pela molecada da nova geração. Mas talvez é possível que saiba sim, mas conheça berlinde por outro nome: bolinha de gude.

Quem pertence as gerações que já se distanciam das dos anos 2000, certamente ou já brincou com as bolinhas de gude ou já teve uma grande coleção delas. As bolinhas de gude, ou berlinde, que também são chamadas de burquinha, burca, fubeca, pirosca, pinica, foi durante muito tempo, se ainda não é, febre entrem em especial, os meninos que adoravam competir para ganhar mais bolinhas para aumentar suas coleções.

As bolinhas de gude são feitas de diversos tipos de matérias, pedra sabão, metal e mais popularmente de vidro, é uma pequena bola maciça escura manchada ou colorida, usada em jogos infantis.

As modalidades dos jogos são muito variadas, há as chamadas três covinhas, que consiste em fazer um percurso de ida e volta; o jogo do mata, que consiste no uso de apenas uma bolinha grande; círculo, no qual se risca um círculo no chão e há um número pré-determinado de bolinhas e jogadores; estrela, que permite um jogo cruzado de bolinhas; meia-lua, jogado num chão de terra batida; biribinha, que deve ser jogado num chão de areia; bolicross, que deve ser jogado dentro de uma caixa preta.

E além do jogo não ter sido esquecido há diversos colecionadores no mundo inteiro que trocam bolinhas ou berlindes dos materiais mais diversos e dos desenhos mais distintos. Há bolinhas com desenhos feitos a mão, com pinturas específicas e até mesmo de cristal. Tudo sendo comercializado e trocado através da internet. Algumas bolinhas costumam ser bem valiosas, até por conta da dificuldade de comercialização delas.

Hoje, há inclusive um garotinho de oito anos que, querendo completar sua coleção particular de bolinhas de gude e não encontrando nenhum site especializado, tornou-se empreendedor de blog de nicho, criando seu próprio site e passou a revender bolinhas de gude. Além de aumentar significativamente sua coleção, ainda parece ter ficado rico. É pesquisar para crer!

Compartilhe:

Deixe seu comentário!