Página Inicial > Entretenimento > Datas Comemorativas > Brincadeiras Típicas de Festa Junina

Brincadeiras Típicas de Festa Junina

Festas Juninas – Brincadeiras Típicas Que Não Podem Faltar

As tradicionais festas juninas são cultuadas no país inteiro e têm atraídos milhares de turistas não somente do Brasil como também do mundo inteiro para apreciar as delícias culinárias e as mais seculares tradições que fazem parte das comemorações do mês de junho.

 

brincadeira festa junina

 

Segundo especialistas em tradição e cultura popular, as festas juninas são advindas das antigas comemorações pagãs – as quais eram sempre realizadas no início do verão na Europa – em celebração ao solstício. Também eram realizados cultos para agradecer aos deuses de cada povo pela farta colheita. Entretanto, com a introdução do cristianismo, as festas foram sendo adaptadas de acordo com o calendário e também com as necessidades e interesses da igreja católica.

 

brincadeira festa junina bolinha

 

De qualquer modo, as festas continuaram sendo realizadas e foram trazidas para cá, pelos portugueses no período colonial. Desde então, as festividades juninas sofreram diversas adaptações ou intervenções culturais, o que não provocou uma mudança significativa nas tradições que envolvem as comidas, bebidas, danças e as brincadeiras que são praticadas nas festas e em todas as localidades onde elas ocorrem.

 

brincadeiras festa junina

 

E quando se fala em tradição, não podemos esquecer de que as festas juninas são festas populares e cujas brincadeiras praticadas nas festas também estão ligadas às culturas de cada região. Sendo assim, indo a uma boa festa junina não se pode deixar de brincar ou apreciar tudo o que ela oferece aos seus visitantes.

E as brincadeiras são as mais diversas e populares na nossa cultura. Entre elas temos a pescaria, o pau-de-sebo, o pula – fogueira, o quebra-pote, a corrida de saco, a porca untada, o correio elegante, a dança das cadeiras, e o tradicional bingo, que não pode faltar a nenhuma festa onde quer que ela seja realizada.

Embora, as brincadeiras costumam ser diretamente ligadas ao universo infantil, elas fazem a alegria de todas as pessoas e em qualquer idade. E em todas as regiões indo as festas juninas ocorrem, quer seja no nordeste brasileiro, quer seja no sudeste, nas famosas quermesses elas estarão presentes com apenas algumas variações. Então aproveite o mês de junho para se deliciar com tudo o que uma festa junina tem para oferecer.

Compartilhe: