Página Inicial > Crianças > Brincadeiras > Brincadeiras Infantil: Cantigas de Roda

Brincadeiras Infantil: Cantigas de Roda

Atividades E Brincadeiras Infantis: Brincar De Roda Faz Bem Para O Corpo E Para O Coração

Ninguém duvida de que brincar faz parte do universo infantil e é um direito de toda criança. As brincadeiras são eternas e muitas delas, conhecidas como jogos do tempo da vovó são lúdicas e acabaram por ser incorporadas às tradições de muitos povos.

 

brincadeira de roda

 

As brincadeiras de roda, por exemplo, foram trazidas para o Brasil pelos portugueses ainda no período colonial e elas têm origens das mais diversas possíveis, mas as que aqui chegaram têm origens quase que exclusivas de Portugal e Espanha, onde tradicionalmente as rodas de cantigas tinham diversas finalidades.

Como as crianças antigamente não possuíam  brinquedos industrializados e, os manufaturados eram ou muito raros ou apenas objetos para crianças de  famílias mais abastadas, a diversão das crianças se de dava de forma mais coletivas e ao ar livre. E isto não as impedia de se divertirem ou serem muito criativas.

 

brincadeira de roda como

 

As rodas de cantigas são brincadeiras que literalmente são realizadas de mãos dadas. As crianças vão se dando as mãos, umas as outras até que unidas se fecham em um círculo para poderem rodar e cantar. Em algumas variações, elas até fazem coreografias acerca da música cantada enquanto giram, para que a brincadeira fique mais atraente e divertida.

 

cantigas de roda

 

Pode se considerar que é um tipo de brincadeira de tradição e expressão folclórica e fazem parte da história e formação de cada povo. Sendo assim, as letras das músicas também expressam traços culturais. Elas são compostas por melodias simples, de origem coletiva e popular, não podendo ser atribuído de fato um autor para cada composição.

As cantigas de roda podem ser realizadas em qualquer lugar e momento. Muitas escolas mantêm a tradição de perpetuar o ensino das cantigas para as crianças, as quais adoram quando vão brincar e cantar na roda. Há cantigas de roda conhecidas: Escravo de Jó, Sapo Cururu, O cravo e a Rosa, a clássica Ciranda Cirandinha, e a politicamente incorreta Atirei o Pau no Gato. Esta última ganhou versões menos agressivas e mais adequadas para o mundo de hoje, onde as crianças não precisam se defender dos animais selvagens que habitavam assim como eles as florestas.

 

 

Compartilhe: