Página Inicial > Receitas e Mesa > Bolos > Bolo Pão de Ló Com Cobertura de Glacê Mármore

Bolo Pão de Ló Com Cobertura de Glacê Mármore

Uma das grandes neuras de quem faz bolo em casa é quanto à cobertura. Muitas boleiras de primeira viagem, por vezes, temem fazer alguns tipos mais elaborados de coberturas, como é o caso do glace real e do glacê mármore. De fato, são coberturas que dão um pouco mais de trabalho para serem preparadas. No entanto, uma vez aprendidas – as receitas devem ser seguidas em termos de quantidade à risca –e, dessa maneira, ficam fáceis de serem preparadas e ajudam muito no visual do bolo, em particular dos bolos mais elaborados. Por essa razão, separamos aqui três versões de glacê mármore, para você experimentar e realçar as suas receitas. A sugestão é que sejam preparadas para usar com massa do tradicional pão de ló.

Para fazer o pão de ló serão necessários os seguintes ingredientes: 5 ovos, 5 colheres de sopa de açúcar, 5 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 colher de sopa de essência de baunilha, 1 colher de café de fermento químico em pó.

Para fazer o bolo, separe as claras das gemas e reserve. Em uma batedeira, bata bem as claras, quando estiver em neve acrescente as 5 colheres de açúcar e bata bem, até ficar brilhoso. Em velocidade baixa, acrescente as gemas uma a uma, (se jogar tudo de uma vez vai pesar a massa e ela irá diminuir de volume), acrescente 1 colher de essência de baunilha. Acrescente as 5 colheres de farinha de trigo, uma por uma e mexa com as hastes bem de leve, de baixo para cima, intercale, uma colher e uma mexida, até acrescentar toda a farinha. Finalmente acrescente o fermento também mexendo de leve. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.

Primeira versão do glacê mármore: 4 claras de ovos, 6 colheres de sopa de suco de limão, 2 Kg de açúcar de confeiteiro. Bata as claras ligeiramente. Junte o suco de limão e, aos poucos o açúcar de confeiteiro peneirado.

Segunda versão do glacê mármore: 2 claras de ovos, ¼ de xícara de suco de limão, açúcar de confeiteiro até dar o ponto. Coloque em uma tigela as claras, o suco de limão peneirado. Adicione o açúcar aos poucos, mexendo com uma colher de pau. Coloque a massa sobre a mesa e trabalhe acrescentando o açúcar até dar o ponto.

Terceira versão do glacê mármore: 250 gramas de gordura vegetal hidrogenada em temperatura ambiente, 1 vidro de leite de coco, 2 Kg de açúcar de confeiteiro. Em vasilha grande coloque a gordura e o leite de coco. Com as mãos misture até incorporar bem os ingredientes. Não sove a massa. Depois coloque o açúcar de confeiteiro aos poucos misturando devagar até que desgrude das mãos. Empregue. O efeito é o mesmo da pasta americana, mas o sabor lembra muito o da bala de coco.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!