Página Inicial > Celebridade > Atores da Globo: Francisco Cuoco

Atores da Globo: Francisco Cuoco

Com uma das carreiras de ator mais sólidas do país, Francisco Cuoco, nascido em 29 de novembro de 1933, na capital paulista, tem sido intérprete de diversos personagens marcantes e que fazem parte, indiscutivelmente, da história da televisão brasileira. Faz parte do sólido casting de atores da tevê Globo, com a alcunha de galã maduro, que carrega há vários anos.

Os trabalhos e a longa parceria com a Rede Globo aconteceram em 1970, na novela de Dias Gomes “Assim na Terra como no Céu”, na qual interpretou um  jovem padre que larga a batina para se casar mas vê todos os seus planos se frustrarem. Ainda interpretou papéis que fizeram história como o Cristiano de “Selva de Pedra”, feito especialmente para ele por Janete Clair. Ainda atuou em “O Astro” que teve um remake recentemente. Atuou ainda no cinema, é cantor, diretor, poeta, músico, artista plástico e humorista. Contudo, também faz parte da leva de atores que participaram de trabalhos em outras emissoras.

Ele é  um ator invejável e de origem muito humilde. Filho de feirantes italianos trabalhou muito ao lado do pai em feiras espalhadas pela cidade para que, com o pouco que ganhava pudesse sustentar seus estudos e lutar por seu sonho de se tornar um profissional que tivesse uma carreira que lhe garantisse uma condição econômica mais estável e sólida. E assim foi. Buscou a faculdade de direito. No começo, parecia que seu sonho seria alcançado, mas tendo contato com a Escola de Arte Dramática de Alfredo Mesquita, apaixonou-se pela dramaturgia e largou a tão promissora carreira de bacharel.

Atuou em peças do então Teatro de Comédia Brasileiro, depois na Companhia dos Sete ao lado de atores como Ítalo Rossi e Fernanda Montenegro. Seu primeiro grande e inesquecível personagem foi Werneck, em “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, em 1961. E, em 1964 foi agraciado com o prêmio APCA de melhor ator coadjuvante por sua atuação em “Boing- Boing”.

Cuoco  não parou de receber bons papéis e prêmios e sempre emendando um trabalho no outro. Além disso, não podia recusar as oportunidades as quais foram batendo à sua porta. Logo foi convidado a trabalhar na extinta TV Tupi e atuou em várias telenovelas. Na TV Record, obteve a oportunidade de interpretar seu primeiro protagonista na novela “Renúncia” ao lado da então famosa atriz Irina Grecco.  Tornou-se, um grande galã inesquecível que espera-se ser visto por mais longos anos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!