Página Inicial > Entretenimento > Atores Brasileiros: Antônio Fagundes

Atores Brasileiros: Antônio Fagundes

Antônio da Silva Fagundes Filho, mas popularmente conhecido como Antônio Fagundes é um dos atores brasileiros que pertence ao hall dos mais reconhecidos e talentosos de sua profissão.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 18 de abril de 1949, mudou-se com a família para a capital de São Paulo ainda, ainda muito jovem, com 8 anos de idade. Lá, morou por mais de 30 anos. E foi no colégio Rio Branco, no bairro de Higienópolis, durante as aulas e apresentações de teatro amador, que descobriu sua vocação (e paixão) pelos palcos. Seu primeiro papel no teatro foi em 1963, aos 14 anos, na peça “A Ceia dos Cardeais”.

Mas sua primeira atuação como profissional aconteceria aos 19 anos, numa pequena participação ainda na TV Tupi, na telenovela “Nenhum homem é Deus”, em 1968. No ano seguinte, participou da novela “Antônio Maria” o que lhe garantiu um outro papel, o do conquistador Petruccio em “ O Machão”, em 1974, que o levaria à categoria de galã das telenovelas.

Entrou para o seleto grupo de atores da TV Globo em 1976, atuando na primeira versão da novela “Saramandaia” e de lá para cá atuou em mais de 20 novelas, mais de 10 seriados e minisséries.  Teve atuação reconhecida e de grande sucesso em novelas como  “Dancin’ Days (1978),  “Rainha da Sucata” (1990), “O Rei do Gado” (1996), “Duas Caras”(2007),  e mais recentemente na minissérie “Gabriela” (2012).

Antônio Fagundes também é muito lembrado por um de seus grandes papéis na série televisiva “Carga Pesada”, na qual atuava ao lado de Stênio Garcia. O sucesso da série, bem como dos personagens Pedro (Antônio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia) foi tão grande que o seriado ficou no ar por mais de 3 anos (entre 1979 e 1981), o que levou a emissora a fazer um remake entre 2003 e 2007.

A ator destaca-se não apenas por suas atuações na tevê, mas também como autor de peças teatrais de sucesso com o “Pelo Telefone” de 1980, “Sete Minutos”de 2002 e “Fragmentos de um discurso amoroso” de 1988.

No cinema, destacou-se não somente pelos trabalhos nas comédias produzidas na década de 1970, nas tidas comédias eróticas, mas também em trabalhos mais recentes como “Deus é Brasileiro” de 2003.

A ator hoje vive na cidade do Rio de Janeiro e tem 4 filhos, sendo que Bruno, de seu último casamento, com a atriz Mara Carvalho também é ator.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!