Página Inicial > Educação > Atividades Infantis > Atividades Pedagógicas: Usando a Lousa Digital na Sala de Aula

Atividades Pedagógicas: Usando a Lousa Digital na Sala de Aula

Há duas ou três décadas, seria quase um absurdo imaginar uma sala de aula sem giz e quadro negro. Isto poderia parecer algo como transpor Star Treck para o contexto escolar. Agora é algo quase corriqueiro, pelo menos nas escolas que mais acompanham o uso de aplicação das inovações tecnológicas.

Entretanto, há diversos profissionais que ainda resistem no uso da lousa digital, bem como demais ferramentas e gadgets. Um dos argumentos usados por daqueles que ainda são contra é o fato de que elas podem interferir no processo do aprendizado, por conta de facilidades que eles permitem aos alunos. Entretanto, diversos estudos já comprovaram que, recursos tecnológicos podem sim estimular ainda mais o pensamento e o desenvolvimento do raciocínio de qualquer indivíduo, em particular de crianças. Tais estudos comprovam que crianças que brincam com jogos interativos e videogames, apresentam um elevado grau de concentração em suas atividades escolares.

Não se pode deixar de apontar que além de argumentos que não possuem mais embasamento teórico e prático, há profissionais que estão despreparados e não recebem suporte adequado para tal.

Apesar disso, usar a lousa digital na sala de aula, pode ser uma experiência que traz satisfações e surpresas bastante positivas, tanto para professores, que podem minimizar o tempo disponibilizado para o preparo de aulas, uma vez que a atividade estiver preparada ela poderá ser aplicada em diversas turmas, guardadas as devidas adaptações; quanto para os alunos, que acabam prestando mais atenção à aula, por ser uma atividade diferente da habitual.

A escola em geral já deixa a lousa configurada e prontinha para o uso, mas para quem deseja ainda mais recursos é possível baixar um  aplicativo da internet que traz dicas e diversos planos de aulas, que podem ser aplicados a disciplinas diversas.

Para quem já tem o traquejo do uso e não precisa passar por nenhum treinamento mais aprofundado, uma outra dica é deixar as aulas preparadas em power point – incluir imagens, músicas, vídeos nos slides, links de reportagens e de sites de interesses – vale muito à pena e enriquece muito os slides – sem contar que chama muito a atenção dos estudantes.

Contudo, é importante lembrar que o uso da lousa digital não deve ser tão constante, em particular com alunos das séries iniciais, já que isto pode causar dispersão. Assim como a aula tradicional, no quadro negro, a aula com lousa digital precisa ser bem planejada e de acordo com as particularidades de cada turma.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!