Página Inicial > Educação > Atividades Infantis > Atividades para Aula Infantil: Histórias Infantis

Atividades para Aula Infantil: Histórias Infantis

Atividades Pedagógicas Para Crianças: Que Tal Contar Histórias Infantis?

Histórias povoam o universo humano desde que o homem é homem. Contar criar histórias e contá-las às gerações futuras perpetua as origens, registram os acontecimentos e a evolução. Além disso, servem para educar e apontar caminhos que devem ou não ser percorridos. Contar histórias pode mudar a condição de um homem.

 

atividade historia infantil colorir

 

Por essas razões que as histórias de tradição oral chegaram até os dias de hoje e ainda são tão populares. Nelas estão os famosos contos de fadas que povoam em especial o universo infantil. Embora repletas de detalhes fantásticos, muitas vezes são elas que ensinam as crianças a refletirem sobre temas tão complexos como fazer escolhas, as quais muitas vezes podem ter conseqüências não tão desejadas. Por isso, os contos de fadas, mesmo com todas as modificações que sofreram desde suas origens mais remotas ainda encantam jovens e adultos e, devem sim continuar a serem contados para as crianças.

 

historia infantil deus

 

Crianças adoram ouvir as famosas histórias dos livrinhos os quais eles consideram mágicos. É realmente são mágicos. Numa leitura coletiva, por exemplo, após contar a trajetória da menina teimosa que desobedece a mãe, quando escolhe o caminho mais rápido a seguir em direção a casa de vovozinha, e acaba sendo atacada por um lobo muito mal, as crianças percebem a situação perigosa na qual se mete a garotinha do chapeuzinho vermelho.

 

historia infantil

 

É então que orientada pelo contador da história, muitas vezes na figura da primeira professora, elas exteriorizam suas percepções sobre o que é perigoso no mundo ou não. Sem contar que as intervenções feitas por eles é pura demonstração de desenvolvimento da criatividade.

 

livro de historia infantil

 

Com este tipo de atividade, elas acabam também discutindo sobre possíveis medos os quais deverão enfrentar em seus cotidianos. E como a leitura, no caso mais uma audição, é praticada numa roda e coletivamente, elas não costumam se intimidar: dividem suas experiências com os outros coleguinhas, se colocam na posição dos personagens da história e, por ventura se houver algum problema que na sala de aula possa não ser perceptível, este poderá ser facilmente identificado para que profissionais qualificados trabalhem com aquela criança.

Sem contar que ao ler para as crianças é uma prática que deve ser diária, dentro e fora da escola. Assim, formam-se leitores e pessoas mais conscientes e fortes para enfrentar os desafios que permeiam a vida adulta que se seguirá.

 

Compartilhe: