Página Inicial > Educação > Atividades Infantis > Atividade Pedagógica Infantil: Trabalhando a História de Natal

Atividade Pedagógica Infantil: Trabalhando a História de Natal

A comemoração do Natal já é uma tradição antiga e comemorada em praticamente todo o mundo. É celebrado em 25 de dezembro, pois é a data simbólica do nascimento de Jesus Cristo e, por isso, é um período marcado pelo sentimento de paz, amor e fraternidade.A valorização dos momentos em família costuma também ser muito mencionado nesse período.

Na maioria das culturas ao redor do planeta, o Natal é celebrado com o intuito de determinar um período de renovação do mundo e dos valores que definem esses povos.

No Brasil, a data costuma ser celebrada junto à família, com direito à ceia, repleta de comidas típicas e trocas de presentes. Se por um lado, muitas pessoas celebram o verdadeiro sentimento do Natal, para outras, esse costume trouxe uma valorização do consumismo, considerando importante apenas a troca de presentes.

Por isso, estes valores também devem ser transmitidos às crianças, inclusive dentro da sala de aula.

Não importa a religião, os ensinamentos de bondade, respeito e amor ao próximo são muito importantes na formação da personalidade e caráter de um indivíduo.

São eles que vão desenvolver um adulto consciente do conceito de certo e errado e da importância da convivência harmônica com as outras pessoas.

Dentro da sala de aula, a sugestão é começar explicando a história e importância da data, em seguida promover atividades sobre os símbolos natalinos, assim como a história do Papai Noel.

O personagem surgiu no século IV na Europa e foi inspirado em São Nicolau, um arcebispo que, secretamente, deixava um saco com moedas de ouro nas chaminés das residências de pessoas que precisavam de ajuda e acabou se tornando santo e personagem tradicional em todo o mundo.

Outra opção de atividade é a montagem do presépio, que ensina a valorização da família. As árvores de natal e guirlandas também podem ser interessantes e permitem que os alunos confeccionem os enfeites com materiais recicláveis, desenvolvendo habilidades motoras.

Além da decoração, outro recurso a ser explorado são os filmes e músicas relacionados ao tema. O ensaio e apresentação de um coral de natal na festa de final de ano da escola também estimula o lado artístico das crianças.

A conclusão da aula pode ser feita questionando o que foi aprendido e qual a importância da data e dos valores ensinados em sala, além da realização de um amigo secreto em que os alunos devem fabricar os presentes (que podem ser desenhos ou pinturas), incentivando, assim, o sentimento de fraternidade.

      

Compartilhe:

Deixe seu comentário!